Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

Coaching Módulo 1: Apresentando o coaching em Unidades de Informação

Compartilhe :

Apresentação

Em momentos de incerteza e caos, nos quais os indivíduos estão cada vez mais envolvidos e sendo levados pelas condições externas de poder, de competição, de estresse, de fragmentação, de falta de tempo e de um sentido real sobre o que efetivamente vem a caracterizar as suas opções profissionais, estar consciente e ser responsável por suas decisões e escolhas, na finalidade de transmutar estas evidências, torna-se crucial.

Ao contrário das formas de comando e controle, impostas e sustentadas pelo modelo taylorista-fordista e que ainda, em pleno século XXI, são praticadas em muitas organizações, o coaching é uma decisão pessoal, consciente, do indivíduo para uma organização no estabelecimento de metas e objetivos de aperfeiçoamento, aprendizagem e desenvolvimento, muito embora possa ser intencionada de forma inversa, da organização para o indivíduo, sendo seus interesses similares e agregadores, na busca por melhores condições de trabalho e de satisfação pessoal.

A missão do Profissional da Informação na nova era não deverá ser mais concebida como o de ‘guardião do saber’, uma vez que o que se espera desses profissionais na atualidade é que sejam agentes de mudanças. Sem uma nova mentalidade, continuar-se-á a repetir as ações que já foram empreendidas dentro das organizações e que não levaram à melhores resultados dos quais já se obteve, assim, a mudança se faz necessária.

Dissertação de Mestrado da Profa. Adriana, ECA-USPO coaching na atuação do profissional da informação

Este curso é um convite a quem deseja mudar, melhorar e inovar em termos de desenvolvimento profissional e está pautado na urgência e necessidade de transmutar as rotinas e os processos de trabalho existentes, para além do que se tem feito nos ambientes de informação dentro das organizações, numa visão inovadora e focada na consciência e comprometimento de cada indivíduo ao escolher trilhar uma profissão e desenvolver seus potenciais pessoais e profissionais.

=====================================================

[Assista Webinar Elsevier, 11fev2015] – coaching na atuação do Profissional da Informação: carreira, liderança e serviço de referência. Neste webinar Profa. Adriana explica como o profissional deve buscar conhecer tendências e inovações que têm sido utilizadas em vários países. Nesse contexto, o coaching se apresenta como um subsídio eficaz e promissor de planejamento e aperfeiçoamento individual e coletivo nas Unidades de informação.

=====================================================

O curso on-line completo se subdivide em 4 módulos independentes, sendo o módulo 1 obrigatório para que o interessado seja matriculado em qualquer um dos outros 3. Os 4 módulos poderão ser cursados na sequência ou isoladamente, conforme sua necessidade.

Os participantes que farão todos os módulos deverão fazer sua matrícula aqui, clicando em MATRICULE-SE, à direita da tela

Os interessados em se inscreverem apenas nos módulos 2 ou 3 ou 4 deverão fazer sua matrícula no módulo desejado, cientes que terão que cursar também este módulo 1, que é obrigatório, antecipando a qualquer um dos outros 3. O preço dos módulos 2, 3 ou 4, portanto, já inclui este módulo 1.

Módulo 1 – Apresentando o coaching em Unidades de Informação

O conhecimento está cada vez mais sendo reformulado, e não se apresenta nos moldes tradicionais de uma Unidade de Informação, no qual a estabilidade e as soluções imediatistas produziam resultados emergenciais e, de certa forma, intuitivos, mas sim como um conhecimento ativo, emergindo como um ingrediente essencial para o sucesso empresarial em um nível decisivo para a estratégia competitiva e a inovação nesse ambiente informacional.

Dessa forma, constata-se que as habilidades e as competências outrora utilizadas e ancoradas na escolha de uma profissão, na continuidade da carreira ao longo da vida e nas práticas da atividade de trabalho de um indivíduo são agora insuficientes e, muitas vezes, contraproducentes. A expectativa é de mais flexibilidade e adaptação na atuação desses profissionais, modificando suas práticas de forma constante, aprendendo a aprender em colaboração com os outros. Assim, as Unidades de Informação não deverão mais ser reconhecidas como repositórios para ‘a guarda do conhecimento’, mas sim locais de aprendizagem inseridos dentro das organizações (learning organizations).

AS MATRÍCULAS DESTE CURSO PERMANECEM ABERTAS EM FLUXO CONTÍNUO

Objetivo

Este módulo objetiva estabelecer um real entendimento quanto aos princípios e fundamentos do coaching, tais como: contexto histórico, precursores, raízes e décadas de desenvolvimento, propiciando ao participante ampla visão sobre o tema, para além do modismo criado em torno dessa prática.

Apresenta também conceituações diversificadas e abrangentes de estudiosos, acadêmicos e profissionais de coaching numa proposta ilimitada de sua funcionalidade e eficácia. Compara e define diferentes modalidades, como a mentoria e o aconselhamento, que se relacionam e integram ao coaching. Por fim, aborda as diversas metodologias existentes que são utilizadas nesse processo e desenvolvimento.

Por isso este módulo é básico, introdutório ao tema, e obrigatório para que o interessado curse qualquer um dos outros 3 módulos subsequentes.

Público alvo

Destina-se a quem tem interesse pelo tema, de qualquer área do conhecimento, mas não dispõe de muitas informações a respeito. Destina-se também aos profissionais da informação que queiram cursar qualquer dos módulos subsequentes ou todos eles.

Duração

Módulo 1 tem carga horária de 30h para ser desenvolvida no período de 30 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos. Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso.  Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: WizIQ, Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 1 hora/dia recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

Avaliação

O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno é avaliado em cada unidade mediante a participação nas atividades interativas e realização de exercícios. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

Certificação

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente,  conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > VPSOmw6oKE

Pré-requisitos

É desejável que o aluno matricule-se consciente de que a modalidade de aprendizagem on-line vai exigir autodisciplina e motivação constante para que consiga concluir o curso com excelente aproveitamento e em tempo hábil.

CARGA HORÁRIA


30hs

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 A história do coaching: origem, evolução, raízes, precursores
2 Significados e contexto de coaching na pós-modernidade: campo multifário e multidisciplinar
3 Coaching e outras modalidades (mentoria, aconselhamento, terapia, etc): diferenças e aproximações
4 A relação coach e coachee no processo de coaching
5 Modelos, métodos e ferramentas na prática de coaching: o Jogo Interior; o modelo GROW; Programação Neurolinguística; coaching ontológico, transpessoal e integral

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas via webconferência (chat+áudio+vídeo+compartilhamento de tela)
  • Curso teórico-prático com atividades para fixação e aplicação do conteúdo ministrado.
  • Atendimento pelo Fórum e e-mail em Moodle.
  • Estudos de caso e vídeos obrigatórios para elaboração das tarefas propostas.
  • Leituras recomendadas para aprofundamento no assunto.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 1.500,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 1.200,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 1.200,00

promoção de 50% de desconto encerrada em 15mar2016

Aqui deverá ser feita a matrícula para o CURSO COMPLETO de 4 módulos, com desconto especial > As matrículas efetuadas apenas no módulo 2, no 3 ou no 4 custam R$ 600,00 dada um. Neste preço, em qualquer um deles, está incluído o módulo 1, que é obrigatório. Tendo dúvida entre em contato conosco.

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA