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Coaching Módulo 4: Coaching no Serviço de Referência e Informação: contribuição à equipe de colaboradores

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Apresentação do curso completo

Em momentos de incerteza e caos, nos quais os indivíduos estão cada vez mais envolvidos e sendo levados pelas condições externas de poder, de competição, de estresse, de fragmentação, de falta de tempo e de um sentido real sobre o que efetivamente vem a caracterizar as suas opções profissionais, estar consciente e ser responsável por suas decisões e escolhas, na finalidade de transmutar estas evidências, torna-se crucial.

Ao contrário das formas de comando e controle, impostas e sustentadas pelo modelo taylorista-fordista e que ainda, em pleno século XXI, são praticadas em muitas organizações, o coaching é uma decisão pessoal, consciente, do indivíduo para uma organização no estabelecimento de metas e objetivos de aperfeiçoamento, aprendizagem e desenvolvimento, muito embora possa ser intencionada de forma inversa, da organização para o indivíduo, sendo seus interesses similares e agregadores, na busca por melhores condições de trabalho e de satisfação pessoal.

A missão do Profissional da Informação na nova era não deverá ser mais concebida como o de ‘guardião do saber’, uma vez que o que se espera desses profissionais na atualidade é que sejam agentes de mudanças. Sem uma nova mentalidade, continuar-se-á a repetir as ações que já foram empreendidas dentro das organizações e que não levaram à melhores resultados dos quais já se obteve, assim, a mudança se faz necessária.

Dissertação de Mestrado da Profa. Adriana, ECA-USP > O coaching na atuação do profissional da informação

Este curso é um convite a quem deseja mudar, melhorar e inovar em termos de desenvolvimento profissional e está pautado na urgência e necessidade de transmutar as rotinas e os processos de trabalho existentes, para além do que se tem feito nos ambientes de informação dentro das organizações, numa visão inovadora e focada na consciência e comprometimento de cada indivíduo ao escolher trilhar uma profissão e desenvolver seus potenciais pessoais e profissionais.

O curso completo se subdivide em 4 módulos independentes, sendo o módulo 1 obrigatório para que o interessado seja matriculado em qualquer um dos outros 3. Os 4 módulos poderão ser cursados na sequência ou isoladamente, conforme sua necessidade.

Os participantes que farão todos os módulos deverão fazer sua matrícula aqui, clicando em MATRICULE-SE, à direita da tela do Módulo 1.

Os interessados em se inscreverem apenas neste módulo 4 deverão fazer sua matrícula aqui, clicando em MATRICULE-SE à direita desta tela, cientes que terão que cursar também o módulo 1, que é obrigatório. O preço do módulo 4, portanto, já inclui o módulo 1.

Módulo 4: Coaching no Serviço de Referência e Informação: contribuição à equipe de colaboradores

Na Sociedade da Informação, do Conhecimento e do Aprendizado, a gestão da informação, a inovação e a inteligência competitiva estão entre os principais fatores críticos de sucesso de uma organização e os Profissionais da Informação, assim como os seus colaboradores, precisam se reinventar em seus espaços de atuação na busca de qualificação e da identidade profissional.

O mercado de trabalho desses profissionais tem sofrido mudanças crescentes e contínuas de paradigmas: transição do papel para as mídias eletrônicas, demanda por prestação de contas e novas formas de organização do trabalho. O coaching no Serviço de Referência e Informação (SRI) colabora tanto no aspecto individual quanto no coletivo de trabalho, ou seja, na equipe de colaboradores nas Unidades de Informação. Assim, o coaching pode contribuir para a melhoria e eficácia de desempenho e aprimoramento das competências e habilidades das pessoas em Unidades de Informação.

No primeiro caso, pode ser instituído a partir do recrutamento para o cargo, uma vez que o profissional a ser contratado para a função precisará apresentar atributos pessoais e profissionais desejáveis, condizentes aos interesses de todos envolvidos na organização, bem como no dia-a-dia das tarefas desempenhadas. Aos profissionais já contratados, o coaching pode cooperar na melhoria de desempenho e no aprimoramento de suas competências em prol dos serviços entregues e disponíveis aos clientes.

AS MATRÍCULAS DESTE CURSO PERMANECEM ABERTAS EM FLUXO CONTÍNUO

Objetivo

Este módulo apresenta a evolução do Serviço de Referência e Informação desde o tradicional até o virtual, demonstrando o crescimento e as mudanças na prestação de serviços em Unidades de Informação. Valoriza e estabelece um amplo entendimento das relações interpessoais envolvidas nos processos de referência e informação, e as consequências de cada interação realizada, seja para o colaborador ou para o cliente externo da organização.

Público alvo

Destina-se a líderes e colaboradores interessados em otimizar e potencializar seus processos de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional dentro das organizações.

Duração

Este módulo 4 tem carga horária de 30h para ser desenvolvida no período de 30 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos. Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso.  Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 1 hora/dia recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

Avaliação

O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno é avaliado em cada unidade mediante a participação nas atividades interativas e realização de exercícios. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

Certificação

Ao se matricular no módulo 4 o aluno receberá também um certificado do módulo 1. O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente,  conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > VPSOmw6oKE

Pré-requisitos

Cursar primeiramente o módulo 1 deste curso, que tem 30hs. É desejável que o aluno matricule-se consciente de que a modalidade de aprendizagem on-line vai exigir autodisciplina e motivação constante para que consiga concluir o curso com excelente aproveitamento e em tempo hábil.

CARGA HORÁRIA


30hs

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 O Serviço de Referência e Informação: contexto, características, cenários e tendências. A transição do papel para as mídias eletrônicas: do presencial ao virtual
2 O Profissional da Informação e os colaboradores: competências e habilidades, as relações interpessoais x as relações de trabalho
3 O coaching no Serviço de Referência e Informação: o trabalho individual e em equipe, a prática de coaching
4 A abordagem do coaching na relação entre colaboradores e clientes em Unidades de Informação: cenários práticos, desafios e possibilidades
5 Plano de ação individual e coletivo: por onde começar?

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas via webconferência (chat+áudio+vídeo+compartilhamento de tela)
  • Curso teórico-prático com atividades para fixação e aplicação do conteúdo ministrado.
  • Atendimento pelo Fórum e e-mail em Moodle.
  • Estudos de caso e vídeos obrigatórios para elaboração das tarefas propostas.
  • Leituras recomendadas para aprofundamento no assunto.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 600,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 500,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 500,00

A matrícula para o CURSO COMPLETO de 4 módulos, com desconto especial deverá ser feita no Módulo 1 > As matrículas efetuadas APENAS no módulo 2, no 3 ou no 4 custam R$ 600,00 dada um. Neste preço, em qualquer um deles, está incluído o módulo 1, que é obrigatório. Tendo dúvida entre em contato conosco.

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA