Deixe seu Depoimento

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!

close

Gestão de Bibliotecas Digitais: Conceitos e Projeto – Módulo 1

Compartilhe :

Apresentação

As Bibliotecas Digitais estão inseridas em uma área multidisciplinar e são projetadas para gerenciarem acervos e conteúdos disponibilizados na Web. A equipe de desenvolvimento comumente é constituída de perfis distintos de profissionais que se envolvem com os diversos aspectos do projeto. O curso foi arquitetado em dois módulos, justamente para atender aos dois principais perfis de profissionais que atuam na liderança do projeto. O Bibliotecário/Arquivista, especialista no tratamento da informação e o Desenvolvedor, Administrador e Analista de Sistemas que irão apoiar a infra-estrutura necessária e viabilizar as condições operacionais do projeto.

Disponibilizar conteúdos estruturados na Web não é uma tarefa fácil. Muitos conceitos, metodologia e tecnologia são necessários para suportar o desafio, mas não há como fugir dessa missão. Nossos clientes e usuários estão cada vez mais acostumados com as vantagens do mundo virtual e as bibliotecas necessitam acompanhar essa evolução. Implantar bibliotecas digitais requer conhecimentos específicos e é exatamente essa a proposta do curso, introduzir o aluno aos conceitos necessários para atingir seus objetivos.

Objetivo do curso

  • Capacitar o aluno a compreender e dominar os processos que envolvem um projeto de construção de Biblioteca Digital
  • Entender as etapas, identificar a infraestrutura tecnológica necessária e ser capaz de gerir um ambiente digital
  • Compreender os conceitos fundamentais sob uma perspectiva da gestão estratégica de seus conteúdos digitais e serviços informacionais

CARGA HORÁRIA


60h

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos sobre Bibliotecas Digitais e Repositórios
1.1 Biblioteca Digital: origem e evolução do conceito
1.2 Repositórios Institucionais: conceitos, filosofia e papel na comunicação
científica.
1.3 Tipos e casos: Portais, Repositórios, Provedores de Dados e de Serviço,
Recursos informacionais digitais
1.4 Aspectos da Arquitetura de uma Biblioteca Digital
1.4.1 Introdução às tecnologias, plataformas e infraestrutura
1.4.2 Interfaces de busca
1.5 Dimensões da Gestão de uma Biblioteca Digital:
1.5.1 Preservação Digital
1.5.1.1 Endereçamento permanente de objetos digitais
1.5.1.2 Processos de Gestão das plataformas tecnológicas
1.5.2 Processamento Técnico de Recursos Informacionais em Bibliotecas
digitais
1.5.3 Atribuições e alocação de recursos humanos
1.5.4 Serviços em Bibliotecas Digitais
1.5.5 Planejamento Estratégico em Bibliotecas Digitais
2 Conceitos avançados
2.1 Biblioteca Digital 2.0
2.1.1 Conceitos
2.1.2 Estágio atual das ferramentas que incorporam recursos da web 2.0
2.2 Perfis cognitivos de usuários
2.3 Noções essenciais de Usabilidade e Arquitetura da Informação
2.4 Elementos essenciais para promover o encontro da informação
(findability)
2.5 Tecnologias de busca
2.6 Tecnologias para Bibliotecas e Repositórios Digitais
2.7 Plataformas Tecnológicas
2.8 Fundamentos sobre Interoperabilidade
2.8.1 XML: Conceito e finalidade
2.8.2 Metadados Dublin-Core e MTD-BR
2.8.3 Protocolos para Interoperabilidade: OAI-PMH e Z39.50
2.8.4 Softwares atualmente utilizados para Bibliotecas Digitais
2.8.5 Processos de Harvesting: benefícios e dificuldades
3 Projeto e Implantação
3.1 Composição da Equipe de Projeto
3.2 Dimensões de projeto: Usuário, Conteúdo e Tecnologias
3.3 Políticas para preservação, uso e acesso
3.4 Desenvolvimento de Coleções
3.5 Aspectos sobre Direitos Autorais: Legislação e Creative Commons
3.6 Definição da Plataforma

METODOLOGIA

  • Avaliação permanente. Ao final de cada aula o aluno terá uma atividade de fixação ou reflexão sobre o conteúdo apresentado
  • Textos de apoio para leitura ao longo das aulas
  • Realização de atividade final seguido de avaliação
  • Esclarecimento de dúvidas por fóruns temáticos, e-mail e chats previamente agendados
  • Utilização de ambientes interativos síncronos e assíncronos
  • Apoio permanente do docente responsável pelo curso
  • Apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem

Público alvo


  • Bibliotecários, Arquivistas, Gestores de Informação, Desenvolvedores e Analistas de Sistemas de Informação
  • Equipe de suporte à área de Gestão da informação e documentação (arquivo, biblioteca, museu etc)
  • Profissionais de áreas afins, estudantes e demais interessados no tema

Duração do curso


A carga horária é de 60 horas que poderão ser desenvolvidas em até 75 dias corridos, a partir da liberação da senha para o aluno. As senhas de acesso serão enviadas para os alunos sempre às segundas-feiras, independentemente do dia da matrícula. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana, durante os 75 dias. Os feriados nacionais não serão considerados como dias corridos e serão adicionados ao prazo de 75 dias.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)


O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 60 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

Avaliação

  • Avaliação permanente. Ao final de cada aula o aluno terá uma atividade de fixação ou reflexão sobre o conteúdo apresentado
  • Textos de apoio para leitura ao longo das aulas
  • Realização de atividade final seguido de avaliação
  • Esclarecimento de dúvidas por fóruns temáticos, e-mail e chats previamente agendados
  • Utilização de ambientes interativos síncronos e assíncronos
  • Apoio permanente do docente responsável pelo curso
  • Apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem

O curso é 100% on-line. Cada aula conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão pontuando a tabela de avaliação contínua no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso.

Certificação


Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas. O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação final do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático e data.

PRÉ REQUISITOS

É desejável que o aluno matricule-se consciente de que a modalidade de aprendizagem on-line vai exigir  de si autodisciplina e motivação constante para que consiga concluir o curso com excelente aproveitamento e em tempo hábil.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 800,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 700,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 700,00

Consulte-nos sobre descontos maiores para grupos ou cursos personalizados.

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA