Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

Empreendedorismo e gerenciamento de projetos para profissionais da informação

Compartilhe :

Apresentação e objetivos

O curso objetiva desenvolver competências relacionadas ao empreendedorismo aplicado ao gerenciamento de projetos de serviços de informação. Para isso, discutiremos o empreendedorismo e as competências empreendedoras, analisaremos o intraempreendedorismo aplicado às unidades de informação, aprenderemos conceitos ligados a ideias, oportunidades, modelos e planos de negócios, conheceremos alguns aspectos relacionados às formas de financiamento, incubadoras, startups e abertura de uma empresa, e, por fim, discutiremos as tendências e metodologias para elaboração e de gerenciamento de projetos na área de informação. Dividido em sete módulos, o curso tem a discussão de cases em fóruns, vídeos, wikis e outros recursos que serão usados para instrumentalizar o bibliotecário para empreender. O curso tem como produto final a elaboração de um plano de negócios para que o bibliotecário empreenda a partir de uma necessidade real na área de informação.

CARGA HORÁRIA


90hs

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Empreendedorismo e Competências do Gestor
No primeiro módulo vamos conhecer alguns conceitos, origem, evolução do empreendedorismo e tipos de empreendedorismo. Além disso, abordaremos sobre perfil, características e competências do empreendedor para que seu negócio tenha sucesso.
2 Intraempreendedorismo no contexto das Unidades de Informação
No segundo módulo abordaremos o empreendedorismo dentro das unidades de informação focando no intraempreendedorismo. Apresentaremos as características e habilidades o intraempreendedor para o desenvolvimento de serviços e ações intraempreendedoras em unidades de informação.
3 Desenvolvimento de modelo e plano de negócio para serviços de informação
O terceiro módulo será mais prático porque tem como objetivo instrumentalizar os alunos para desenvolver planos de negócios. Veremos os conceitos relacionados a ideia e oportunidades, etapas para criação de um modelo de negócios com base no Canvas, também verificaremos algumas estratégias e oportunidades voltadas para área de informação para que seja possível elaborar um plano de negócio voltado para esse âmbito.
4 Startups, aceleradoras, investidores e formas de captação de recursos
No quarto módulo conheceremos algumas legislações, formas de captar recursos, investidores, aceleradoras e abertura de start ups.
5 Tendências e metodologias do gerenciamento de projetos
No quinto módulo iremos conhecer conceitos, características, objetivos e etapas de um projeto. Além disso, verificaremos os fatores de risco para o sucesso de um projeto, a importância do gestor no gerenciamento de projeto e as atribuições dele. Veremos as tendências, metodologias, as diretrizes PMBOK para gerenciamento de projetos, algumas plataformas e ferramentas disponíveis para facilitar no gerenciamento de projetos.

METODOLOGIA

  • Discussão de cases, realização de exercícios e tira dúvidas no decorrer de cada unidade
  • Leituras obrigatórias e complementares de material de apoio em diversos formatos
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo do curso e sobre o ambiente de aprendizagem por e-mail, fóruns, chats (bate-papo) e webconferências
  • Curso 100% on-line, da matrícula à emissão dos certificados

Público-alvo

Gestores de Unidades de Informação, de qualquer tipo e nível, bibliotecários interessados em prestar concursos, estudantes de Biblioteconomia, gestores e desenvolvedores de sistemas de controle de gestão de qualidade, além de outros profissionais que, mesmo que não estejam investidos de cargos ou funções, tenham interesse no tema.

Duração

Carga horária de 90h para ser desenvolvida no período de 60 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos.

Matrículas abertas em fluxo contínuo

Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso.  Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. Pode ser acessado tanto de computadores como de dispositivos móveis. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 90 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação à Distância.

Monitoria

Nathália Lima Romeiro (UNIRIO)

Avaliação

O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno será avaliado em cada unidade mediante a realização de exercícios. Para um melhor aprendizado e aproveitamento do curso, o aluno poderá realizar cada exercício até cinco vezes. Nos casos em que o aluno realizar um exercício mais de uma vez, será considerada somente a maior nota obtida por ele. Ao término do curso, a nota final do aluno será obtida a partir da soma da pontuação obtida em cada exercício. O aluno tem permissão para copiar e/ou imprimir o conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

Certificação

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle, para ser impresso pelo próprio aluno, após a avaliação final do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático, data de início e fim do curso e nota final. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona: VPSOmw6oKE

Requisitos

• Computador com acesso à internet, de preferência com recursos de áudio/webcam,  em rede com velocidade mínima de 1MB, com permissão para assistir vídeos, inclusive de YouTube

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 1.000,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 800,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 800,00

promoção de 50% de desconto encerrada em 15mar2016

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA