As matrículas neste curso permanecem abertas em fluxo contínuo Matricule-se quando puder e entre na turma em andamento
Apresentação
O aumento na produção das publicações periódicas no formato eletrônico requer dos editores científicos o estabelecimento de critérios rigorosos, para que as suas publicações apresentem conteúdo significativo e estrutura editorial e técnica nos padrões estabelecidos pelas normas de editoração científica eletrônica. Conhecer profundamente estes critérios favorece a indexação dessas publicações em bases de dados conceituadas. A proposta desta oficina sobre “Fontes de indexação para periódicos científicos” é preencher uma lacuna em capacitação quando se trata de “Como publicar para ser indexado? Onde indexar? Indicar os principais passos para atribuir responsabilidade editorial e qualidade às produções científicas periódicas. Destacar bases de dados especializadas em diferentes áreas do conhecimento, bem como diretórios e portais temáticos que indexam periódicos científicos, contribuindo desta forma para a disseminação do conhecimento de forma seletiva e organizada, aferindo as informações disponíveis no formato eletrônico maior precisão, credibilidade e confiabilidade.
Discutir quais procedimentos editoriais deverão ser adotados pelo periódico científico, independentemente da área do conhecimento, para que atenda aos critérios exigidos para indexação em bases de dados, diretórios e portais temáticos, nacionais e internacionais.
Público alvo
Editores de periódicos científicos
Membros de equipes editoriais
Bibliotecários
Alunos de cursos de Graduação, Especialização ou Pós-graduação em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Editoração e afins.
Duração
Carga horária de 30h para ser desenvolvida no período de 30 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos.
Matrículas abertas em fluxo contínuo
Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso. Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: WizIQ, Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 1 hora/dia recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.
Pré-requisito
Ser editor ou fazer parte da equipe editorial de uma revista científica.
Avaliação
O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno é avaliado em cada unidade mediante a participação nas atividades interativas e realização de exercícios. Ao final do curso o aluno realizará uma atividade de fixação abrangendo todo o conteúdo abordado no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.
Certificação
O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > VPSOmw6oKE
1 Contexto introdutório e histórico
1.1 Introdução: Responda rapidamente
1.1.1 Você realmente sabe o que é indexação bibliográfica, o que ela significa para você e para o pesquisador brasileiro?
1.1.2 Você sabe como obtê-la?
1.1.3 Você sabe quais são as principais bases de dados referenciais do mundo e seus critérios de seleção e inclusão?
1.1.4 Você acha ou presume que a não inclusão de revistas nacionais nessas bases de dados é problema exclusivo dos nossos editores?
1.2 Introdução: Refletindo…
1.2.1 Estar indexada, o que isso significa para uma Publicação?
1.2.2 Por que um Periódico ou uma Revista devem ser indexados?
1.3 Linha do tempo sobre a indexação eletrônica e os recursos informacionais
1.4 Controle bibliográfico: ISSN
1.5 Sistema de avaliação Qualis 2 Definições
2.1 Fontes de Indexação
2.1.1 Recurso informacional: base de dados
2.1.2 Recurso informacional: diretório
2.1.3 Recurso informacional: portal
2.1.3.1 Portais de indexação podem ser: abertos e restritos
2.1.4 Recurso informacional: índice
2.2 Recursos informacionais híbridos 3 Tipologias de fontes de indexação
3.1 Fontes de indexação privadas ou proprietárias
3.1.1 Exemplos
3.2 Fontes de indexação públicas/não governamentais
3.2.1 Exemplos
3.3 Fontes de indexação autônomas
3.3.1 Exemplos
3.4 Categorias dos indexadores 3.5 Processo da promoção da informação técnico-científica 4 Exemplos de recursos informacionais estrangeiros e nacionais de indexação
4.1 Bases de dados
4.2 Diretórios
4.2.1 Diretórios de políticas editoriais
4.3 Portais
4.3.1 Exemplos: Portais de Indexação Abertos
4.3.2 Exemplos: Portais de Indexação Restritos
4.4 Índices
4.5 Indexadores Híbridos
4.5.1 Exemplos: indexadores híbridos: base/diretório/índice
4.5.2 Exemplos: indexadores híbridos: base/diretório/portal
4.6 Principais indexadores – Gerais: Procedimentos
4.6.1 Scopus
4.6.2 Web of Science
4.6.2.1 WoS: Como indexar?
4.6.2.2 WoS: Observações
4.6.2.3 WoS: Orientações sobre o processo
4.6.2.4 WoS: Preenchimento do formulário
4.6.2.5 Material de apoio
4.6.3 PubMed
4.6.3.1 Como indexar na PubMed?
4.6.3.2 Processo e configuração da avaliação
4.6.4 DOAJ
4.6.4.1 Orientações sobre o DOAJ
4.6.4.2 Como indexar no DOAJ?
4.6.4.3 Leitura do formulário de indexação
4.6.4.4 Os qualificadores para o selo DOAJ
4.6.4.5 Preenchimento do formulário
4.6.5 SciELO
4.6.5.1 Localização da avaliação
4.6.5.2 SciELO: Critérios – 2014
4.6.5.3 Como indexar na SciELO?
4.6.5.4 Itens a serem informados no formulário
4.6.5.5 Preenchendo o formulário 5 Critérios, benefícios e responsabilidades de indexação
5.1 Critérios
5.1.1 Modelo de critérios de indexação para a base Scopus
5.2 Benefícios e vantagens da indexação
5.3 Responsabilidades da indexação 6 Fontes não indexadoras
6.1 Divulgadores não são indexadores
6.2 Catálogos de bibliotecas e redes cooperativas
6.3 Bibliotecas digitais e virtuais
6.4 Sistemas de avaliação
6.5 Indicadores de visibilidade e Rankings
6.6 Sociedades e Associações
6.7 Identificadores persistentes
6.8 Sites institucionais 7 Novo conceito para busca de informação
7.1 Garimpo especializado
7.2 Serviço de garimpo informacional especializado 8 Dicas importantes ao editor
8.1 Criar o perfil do periódico no Google Acadêmico
8.2 Criar conta do Google Analytics
8.3 Manual de boas práticas da RedAlyC
8.4 Uso de Redes Sociais para o periódico
8.4.1 Redes sociais: Facebook
8.4.2 Redes sociais: Twitter
8.4.3 Redes sociais: Google+
8.5 Vocabulários Controlados e Thesaurus
8.5.1 Lista de Vocabulários e Thesaurus – BIBLAT
8.5.2 EUROVOC – Vocabulário Multilíngue Europeu
8.5.3 BRASED – Thesaurus Brasileiro de Educação
8.5.4 DeCS – Descritores em Ciências da Saúde
8.6 Uso do ORCID para Autores: autoridade
8.6.1 ORCID
8.6.2 Incentivar o uso do ORCID pelos Autores
8.6.3 Exemplo de ORCID iD nos Metadados do OJS
8.7 Afiliações em Sociedades e Associações Científicas
8.7.1 ABEC
8.7.2 CrossRef e PILA
METODOLOGIA
Curso teórico-prático
Exercícios práticos nas bases de dados, diretórios, portais e índices
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SANTOS, Gildenir Carolino. Fontes de indexação para periódicos científicos: um guia para editores e bibliotecários. Campinas, SP: E-Color, 2011. 121p. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49835>. Acesso em: 10 abr. 2016.
INVESTIMENTO
Inscrição Individual
Valores
1 Participante
600,00
3 ou mais participantes (preço por participante)
500,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição)
500,00
Nossas Formas de Pagamento
Depósito bancário
Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA
Cursos On-line
Cursos Presencias
Cursos Semipresenciais
Cursos Webconferência
Fontes de indexação para periódicos científicos
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As matrículas neste curso permanecem abertas em fluxo contínuo
Matricule-se quando puder e entre na turma em andamento
Apresentação
O aumento na produção das publicações periódicas no formato eletrônico requer dos editores científicos o estabelecimento de critérios rigorosos, para que as suas publicações apresentem conteúdo significativo e estrutura editorial e técnica nos padrões estabelecidos pelas normas de editoração científica eletrônica. Conhecer profundamente estes critérios favorece a indexação dessas publicações em bases de dados conceituadas. A proposta desta oficina sobre “Fontes de indexação para periódicos científicos” é preencher uma lacuna em capacitação quando se trata de “Como publicar para ser indexado? Onde indexar? Indicar os principais passos para atribuir responsabilidade editorial e qualidade às produções científicas periódicas. Destacar bases de dados especializadas em diferentes áreas do conhecimento, bem como diretórios e portais temáticos que indexam periódicos científicos, contribuindo desta forma para a disseminação do conhecimento de forma seletiva e organizada, aferindo as informações disponíveis no formato eletrônico maior precisão, credibilidade e confiabilidade.
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Objetivo
Discutir quais procedimentos editoriais deverão ser adotados pelo periódico científico, independentemente da área do conhecimento, para que atenda aos critérios exigidos para indexação em bases de dados, diretórios e portais temáticos, nacionais e internacionais.
Público alvo
Duração
Carga horária de 30h para ser desenvolvida no período de 30 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos.
Matrículas abertas em fluxo contínuo
Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso. Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: WizIQ, Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 1 hora/dia recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.
Pré-requisito
Ser editor ou fazer parte da equipe editorial de uma revista científica.
Avaliação
O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno é avaliado em cada unidade mediante a participação nas atividades interativas e realização de exercícios. Ao final do curso o aluno realizará uma atividade de fixação abrangendo todo o conteúdo abordado no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.
Certificação
O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > VPSOmw6oKE
CARGA HORÁRIA
30hs
DOCENTE(S)
Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado e Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas também pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista-visitante [abr./maio 2011] na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT] atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex. Foi editor criador da ETD – Educação Temática Digital [1999-2014], segunda revista brasileira a utilizar o OJS, e editor da RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação [desde 2003-]. Vice-coordenador nacional do FEPAE – Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [2013-2015]. Editor e coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins da UNICAMP). Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science) [desde fev. 2015-]. Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados. Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, portais de periódicos e indexação. Desde novembro/2014 é gerente responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Contexto introdutório e histórico
1.1 Introdução: Responda rapidamente
1.1.1 Você realmente sabe o que é indexação bibliográfica, o que ela significa para você e para o pesquisador brasileiro?
1.1.2 Você sabe como obtê-la?
1.1.3 Você sabe quais são as principais bases de dados referenciais do mundo e seus critérios de seleção e inclusão?
1.1.4 Você acha ou presume que a não inclusão de revistas nacionais nessas bases de dados é problema exclusivo dos nossos editores?
1.2 Introdução: Refletindo…
1.2.1 Estar indexada, o que isso significa para uma Publicação?
1.2.2 Por que um Periódico ou uma Revista devem ser indexados?
1.3 Linha do tempo sobre a indexação eletrônica e os recursos informacionais
1.4 Controle bibliográfico: ISSN
1.5 Sistema de avaliação Qualis
2 Definições
2.1 Fontes de Indexação
2.1.1 Recurso informacional: base de dados
2.1.2 Recurso informacional: diretório
2.1.3 Recurso informacional: portal
2.1.3.1 Portais de indexação podem ser: abertos e restritos
2.1.4 Recurso informacional: índice
2.2 Recursos informacionais híbridos
3 Tipologias de fontes de indexação
3.1 Fontes de indexação privadas ou proprietárias
3.1.1 Exemplos
3.2 Fontes de indexação públicas/não governamentais
3.2.1 Exemplos
3.3 Fontes de indexação autônomas
3.3.1 Exemplos
3.4 Categorias dos indexadores 3.5 Processo da promoção da informação técnico-científica
4 Exemplos de recursos informacionais estrangeiros e nacionais de indexação
4.1 Bases de dados
4.2 Diretórios
4.2.1 Diretórios de políticas editoriais
4.3 Portais
4.3.1 Exemplos: Portais de Indexação Abertos
4.3.2 Exemplos: Portais de Indexação Restritos
4.4 Índices
4.5 Indexadores Híbridos
4.5.1 Exemplos: indexadores híbridos: base/diretório/índice
4.5.2 Exemplos: indexadores híbridos: base/diretório/portal
4.6 Principais indexadores – Gerais: Procedimentos
4.6.1 Scopus
4.6.2 Web of Science
4.6.2.1 WoS: Como indexar?
4.6.2.2 WoS: Observações
4.6.2.3 WoS: Orientações sobre o processo
4.6.2.4 WoS: Preenchimento do formulário
4.6.2.5 Material de apoio
4.6.3 PubMed
4.6.3.1 Como indexar na PubMed?
4.6.3.2 Processo e configuração da avaliação
4.6.4 DOAJ
4.6.4.1 Orientações sobre o DOAJ
4.6.4.2 Como indexar no DOAJ?
4.6.4.3 Leitura do formulário de indexação
4.6.4.4 Os qualificadores para o selo DOAJ
4.6.4.5 Preenchimento do formulário
4.6.5 SciELO
4.6.5.1 Localização da avaliação
4.6.5.2 SciELO: Critérios – 2014
4.6.5.3 Como indexar na SciELO?
4.6.5.4 Itens a serem informados no formulário
4.6.5.5 Preenchendo o formulário
5 Critérios, benefícios e responsabilidades de indexação
5.1 Critérios
5.1.1 Modelo de critérios de indexação para a base Scopus
5.2 Benefícios e vantagens da indexação
5.3 Responsabilidades da indexação
6 Fontes não indexadoras
6.1 Divulgadores não são indexadores
6.2 Catálogos de bibliotecas e redes cooperativas
6.3 Bibliotecas digitais e virtuais
6.4 Sistemas de avaliação
6.5 Indicadores de visibilidade e Rankings
6.6 Sociedades e Associações
6.7 Identificadores persistentes
6.8 Sites institucionais
7 Novo conceito para busca de informação
7.1 Garimpo especializado
7.2 Serviço de garimpo informacional especializado
8 Dicas importantes ao editor
8.1 Criar o perfil do periódico no Google Acadêmico
8.2 Criar conta do Google Analytics
8.3 Manual de boas práticas da RedAlyC
8.4 Uso de Redes Sociais para o periódico
8.4.1 Redes sociais: Facebook
8.4.2 Redes sociais: Twitter
8.4.3 Redes sociais: Google+
8.5 Vocabulários Controlados e Thesaurus
8.5.1 Lista de Vocabulários e Thesaurus – BIBLAT
8.5.2 EUROVOC – Vocabulário Multilíngue Europeu
8.5.3 BRASED – Thesaurus Brasileiro de Educação
8.5.4 DeCS – Descritores em Ciências da Saúde
8.6 Uso do ORCID para Autores: autoridade
8.6.1 ORCID
8.6.2 Incentivar o uso do ORCID pelos Autores
8.6.3 Exemplo de ORCID iD nos Metadados do OJS
8.7 Afiliações em Sociedades e Associações Científicas
8.7.1 ABEC
8.7.2 CrossRef e PILA
METODOLOGIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SANTOS, Gildenir Carolino. Fontes de indexação para periódicos científicos: um guia para editores e bibliotecários. Campinas, SP: E-Color, 2011. 121p. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49835>. Acesso em: 10 abr. 2016.
INVESTIMENTO
Nossas Formas de Pagamento