Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

Gestão de Unidades de Informação

Compartilhe :

Apresentação

O curso Gestão de Unidades de Informação abarca os conceitos essenciais em relação às funções administrativas gerais e específicas a partir da construção de um portfólio gerencial que permite a sistematização dessas funções para aplicação prática em unidades de informação.

Dividido em cinco módulos, o curso aborda questões técnico-instrumentais em relação aos princípios e funções administrativas em unidades de informação, gestão de pessoas, gestão de serviços, gestão de marketing e gestão de qualidade em unidades de informação buscando o desenvolvimento das competências do bibliotecário gestor na organização, disseminação e mediação da informação.

Serão discutidos diversos cases durante o curso e este será um de seus diferenciais. Assista ao vídeo da apresentação de um deles

Objetivos

  •  Capacitar gestores de unidades de informação a melhor gerenciarem os recursos humanos, financeiros e tecnológicos
  •  Capacitar gestores de unidades de informação nas questões relacionadas aos produtos, serviços e marketing dos mesmos
  •  Capacitar gestores de unidades de informação na gestão de qualidade e produtividade
  •  Desenvolver habilidades e competências gerenciais em pessoas que desejam obter um diferencial competitivo nesta área

CARGA HORÁRIA


90hs

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Princípios e funções administrativas em unidades de informação
1.1 Funções da administração
1.2 Competências e habilidades gerenciais do bibliotecário
1.3 Case: fórum sobre um diretor recém nomeado pela presidência de sua organização
2 Gestão de pessoas
2.1 Evolução histórica da gestão de recursos humanos
2.2 Desenvolvimento de recursos humanos: capacitação e avalição de desempenho
2.3 Liderança e motivação
2.4 Conflitos
2.5 Case: fórum sobre conflitos em unidades de informação
3 Gestão de serviços
3.1 Planejamento de ambientes de informação
3.2 A era dos serviços
3.3 Características e elementos dos serviços
3.4 Serviços de linha de frente e retaguarda (front office e back office)
4 Gestão de Marketing
4.1 Conceitos e tipos de marketing
4.2 Marketing em unidades de informação
4.3 Plano de marketing
4.4 Case: fórum sobre o uso de mídias sociais como estratégia de marketing
5 Gestão da qualidade e produtividade
5.1 Conceitos básicos de qualidade
5.2 Relação entre qualidade e produtividade
5.3 Técnicas de controle e melhoria da qualidade
5.4 Case: fórum sobre situações de gestão de unidades de informação

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas via webconferência
  • Discussão de cases, realização de exercícios e tira dúvidas no decorrer de cada unidade
  • Leituras obrigatórias e complementares de material de apoio em diversos formatos
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo do curso e sobre o ambiente de aprendizagem por e-mail, fóruns, chats (bate-papo) e webconferências
  • Curso 100% on-line, da matrícula à emissão dos certificados

Público-alvo

Gestores de Unidades de Informação, de qualquer tipo e nível, bibliotecários interessados em prestar concursos, estudantes de Biblioteconomia, gestores e desenvolvedores de sistemas de controle de gestão de qualidade, além de outros profissionais que, mesmo que não estejam investidos de cargos ou funções, tenham interesse no tema.

Duração

Carga horária de 90h para ser desenvolvida no período de 60 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos.

Matrículas abertas em fluxo contínuo

Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso.  Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 90 horas recomendado pelo curso, no dia/horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

Avaliação

O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno é avaliado em cada unidade mediante a participação nas atividades interativas e realização de exercícios. Ao final do curso o aluno realizará uma atividade de fixação abrangendo todo o conteúdo abordado no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

Certificação

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > VPSOmw6oKE

Requisitos

• Computador com acesso à internet (1MB), com permissão para assistir vídeos, inclusive de YouTube

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 1.000,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 800,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 800,00

promoção de 50% de desconto encerrada em 15mar2016

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA