Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

Como construir sua presença online e aumentar o impacto da sua pesquisa acadêmica

Compartilhe :

As matrículas neste curso estão abertas
mas o acesso às aulas se dará no início de 2017

Apresentação

Qualquer pessoa que conclua um trabalho acadêmico atualmente – seja um Trabalho de Conclusão de Curso, uma dissertação de mestrado, artigo de periódico ou apresentação em congresso – deveria saber que já não basta simplesmente ter seu texto finalizado e publicado.

Hoje em dia é cada vez mais importante ser capaz de amplificar o alcance e a influência de seu trabalho e demonstrar evidências do seu impacto. Para isso, é preciso compartilhar seu trabalho, promovê-lo junto a seus pares e a outros públicos interessados, estabelecer sua importância para o avanço do conhecimento, e ainda medir e avaliar o impacto de sua produção acadêmica.

Felizmente, já existem diversas ferramentas e ambientes online que podem nos ajudar a cumprir essas tarefas. Por outro lado, existem tantas ferramentas, que muitas vezes não sabemos para que serve cada uma ou por onde começar.

Esse curso mostra não só como usar as principais ferramentas e ambientes online para publicar, compartilhar, promover, ampliar e medir o alcance e a influência de seus trabalhos acadêmicos na web, como também o ajudará a determinar quais as ferramentas necessárias e mais adequadas para alcançar seus objetivos.

Objetivos

  • Familiarizar pesquisadores e acadêmicos com as principais ferramentas e ambientes online para a descoberta, colaboração, publicação, disseminação e avaliação da produção acadêmica
  • Construir sua identidade online de acordo com seus objetivos acadêmicos
  • Aprender como usar as redes sociais para promover seus trabalhos e área de especialidade, a fim de ampliar o alcance de sua produção acadêmica
  • Entender e participar ativamente de redes sociais de uso acadêmico para aumentar seu círculo de contatos e fomentar a colaboração com outros pesquisadores
  • Medir e avaliar o impacto online de sua produção acadêmica usando métricas tradicionais e alternativas
  • Aprender como se comunicar de maneira efetiva no ambiente online, incluindo estratégias para economizar tempo.

Público alvo

Pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, estudantes de pós-graduação, bibliotecários e editores científicos interessados em compreender, ampliar e demonstrar evidências do alcance e impacto da sua produção acadêmica no ambiente online.

CARGA HORÁRIA


90hs
matrículas abertas
aulas início de 2017

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Introdução
1.1 Novas formas de comunicação científica
1.2 Impacto acadêmico e atenção online
1.3 Definição de objetivos e estratégias
2. Estabelecendo sua presença online
2.1 Criação de perfis acadêmicos
2.1.1 Lattes
2.1.2 ORCID
2.1.3 Google Acadêmico
2.1.4 LinkedIn
2.1.5 ResearcherID
2.1.6 Scopus ID
2.1.7 About.me
3. Compartilhando sua produção acadêmica
3.1 Tópicos sobre publicação online
3.1.1 Acesso aberto
3.1.2 Preprints
3.1.3 Repositórios institucionais
3.1.4 DOI
3.2 Repositórios de acesso aberto
3.2.1 Figshare
3.2.2 Slideshare
3.2.3 Dryad
3.2.4 GitHub
4. Promovendo seus trabalhos acadêmicos
4.1 Redes sociais
4.1.1 Twitter
4.1.2 Facebook
4.1.3 LinkedIn
4.2 Vídeos
4.2.1 YouTube
4.2.2 Vimeo
4.3 Outras ferramentas
4.3.1 Kudos
4.3.2 Blogs
4.3.3 Mídia tradicional
5 Ampliando sua rede de contatos e mantendo-se atualizado
5.1 Redes sociais acadêmicas
5.1.1 Academia.edu
5.1.2 Research Gate
5.1.3 Mendeley
5.1.4 Zotero
6. Estabelecendo sua especialidade e credibilidade
6.1 Plataformas de publicação e ‘open peer review’
6.1.1 F1000
6.1.2 Publons
6.1.3 PubPeer
6.1.4 PubMed Commons
6.1.5 ScienceOpen
7. Medindo e avaliando seu impacto online
7.1 Métricas tradicionais
7.1.1 Google Metrics
7.1.2 Publish or Perish
7.2 Métricas alternativas
7.2.1 Altmetric
7.2.2 ImpactStory
7.2.3 PLOS ALM e Lagotto

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas via webconferência
  • Realização de exercícios e tira dúvidas no decorrer de cada unidade
  • Leituras obrigatórias e complementares de material de apoio em diversos formatos
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo do curso e sobre o ambiente de aprendizagem por e-mail, fóruns, chats (bate-papo) e webconferência
  • Curso 100% on-line, da matrícula à emissão dos certificados

Duração

Carga horária de 90h para ser desenvolvida no período de 60 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos alunos.

Matrículas abertas em fluxo contínuo

Nos cursos on-line da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Efetuada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre elas são colocados pré-requisitos para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso.  Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. Pode ser acessado tanto de computadores como de dispositivos móveis. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 90 horas recomendado pelo curso, nos dias e horários que preferir, dentro do período de validade de sua senha. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação à Distância.

Avaliação

O curso é 100% on-line. O desempenho do aluno será avaliado em cada unidade mediante a realização de exercícios. Para um melhor aprendizado e aproveitamento do curso, o aluno poderá realizar cada exercício até cinco vezes. Nos casos em que o aluno realizar um exercício mais de uma vez, será considerada somente a maior nota obtida por ele. Ao término do curso, a nota final do aluno será obtida a partir da soma da pontuação obtida em cada exercício. O aluno tem permissão para copiar e/ou imprimir o conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

Certificação

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle, para ser impresso pelo próprio aluno, após a avaliação final do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático, data de início e fim do curso e nota final. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona: VPSOmw6oKE

Requisitos

Computador, e/ou smartphone ou tablet, com acesso à internet, de preferência com recursos de áudio/webcam,  em rede com velocidade mínima de 1MB, com permissão para assistir vídeos, inclusive de YouTube

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 900,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 800,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 800,00

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA