Deixe seu Depoimento

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!

close

Oficina on-line sobre atribuição de DOI a periódicos científicos em OJS/SEER

Compartilhe :

Apresentação

O DOI é um identificador que pode ser atribuído a qualquer objeto digital de propriedade intelectual. No Brasil sua atribuição tem sido feita para a produção científica publicada especialmente em periódicos. O Currículo Lattes solicita do autor do artigo o código DOI. Editores de periódicos científicos sem DOI já não conseguem submissões dos autores mais conceituados. Neste curso estaremos apresentando os conceitos, requisitos e responsabilidades para atribuição do DOI nas publicações científicas. A ênfase maior da oficina será dada aos periódicos publicados em OJS/SEER mas serão também demonstrados os procedimentos para outros tipos de publicações.

Objetivos do curso

  • Apresentar os conceitos, requisitos e responsabilidades
  • Mostrar as vantagens e os custos para implementação
  • Demonstrar a atribuiçao do DOI nas publicações científicas
  • Tirar dúvidas específicas dos participantes do curso

CARGA HORÁRIA


30h

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Introdução
1.1 A aplicação do Digital Object Identifier – DOI
1.2 DOI: vantagens, dificuldades e custos para implementação
2 Conceitos sobre DOI
2.1 O que é o Digital Object Identifier – DOI?
2.2 DOI conceito
2.3 DOI de A-Z: tudo o que você precisa saber sobre identificadores de objetos digitais
2.4 DOI:  sistema de identificação  numérico para conteúdo digital
2.5 Apresentação traduzida sobre a CrossRef
3 Assinatura do DOI
3.1 Como obter o DOI?
3.2 Modelo de formulário de assinatura preenchido
4 Atribuindo o DOI no periódico publicado em OJS/SEER
Videoaula 1: configurando o SEER para o prefixo e sufixo DOI
Videoaula 2: alterando a sequência do sufixo DOI
Vídeoaula 3: terceira opção de Sufixo DOI
Vídeoaula 4: criando um sufixo automático
Vídeoaula 5: atribuindo um sufixo personalizado
Vídeoaula 6: deixando o DOI visivel na publicação
5 Envio de metadados para Agência de Registro
Videoaula 7: registrando DOI de um periódico
Videoaula 8: exportando dados via WebDeposit
5.1 Dúvidas ao preencher o formulário WebDeposit
5.2 Exportando dados XML automaticamente
5.3 Submetendo alterações ou correções para a CrossRef
6 Atribuindo o DOI em livros (e-books e impressos)
6.1 Boas Práticas para os Livros – CrossRef
6.2 Melhores práticas para depositar e ligar conteúdo com o DOI CrossRef
6.3 Atribuindo DOI para um ebook
7 Atribuindo o DOI para anais de congressos e outras publicações
7.1 Atribuindo o DOI para Anais de Eventos
7.2 ISBN ou ISSN?
8 Considerações finais
8.1 Perguntas e respostas sobre o DOI

METODOLOGIA

  • Textos de apoio
  • Videoaulas
  • Esclarecimento de dúvidas por fóruns temáticos, e-mails, chats e webconferências previamente agendados
  • Utilização de ambientes interativos síncronos e assíncronos
  • Apoio permanente do docente responsável pelo curso
  • Apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem Moodle

PÚBLICO ALVO

  • Editores de periódicos científicos e suas equipes
  • Editores de e-books
  • Bibliotecários
  • Gestores e desenvolvedores de bibliotecas digitais e repositórios
  • Alunos de cursos de Gradução, Especialização ou Pós-graduação em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Editoração e afins

DURAÇÃO DO CURSO

O curso tem carga horária de 30 horas que poderão ser desenvolvidas em até 45 dias corridos, a partir da liberação da senha para o aluno. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana, durante os 45 dias. Os feriados nacionais não serão considerados como dias corridos e serão adicionados ao prazo de 45 dias.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

AVALIAÇÃO

O curso é 100% on-line. Cada aula conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão pontuando a tabela de avaliação contínua no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

CERTIFICAÇÃO

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente (s) conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > VPSOmw6oKE

PRÉ REQUISITOS

É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. Para plantões de atendimento síncrono é desejável que tenha conta no Skype , acesso banda larga a partir de computador com webcam e recursos de áudio/vídeo. É desnecessário ter conhecimento prévio de EaD.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante 600,00
3 ou mais participantes (preço por participante) 500,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) 500,00

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA