Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

OJS/SEER Oficina modular na web para editoração eletrônica de publicações periódicas

Compartilhe :

APRESENTAÇÃO

OJS (Open Journal System) é um sistema canadense para editoração eletrônica de publicações periódicas, especialmente as arbitradas (revisão cega por pares/blind peer review) e indexadas. Foi traduzido para o português, pelo IBICT, como SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). OJS é o sistema utilizado, customizado e recomendado pela Scielo para gestão do fluxo editorial dos periódicos de sua coleção.

OJS/SEER é um sistema que gerencia o fluxo editorial desde a submissão do original pelo próprio autor incluindo todo o processo de revisão pelos avaliadores, editores e autores até a publicação do fascículo na web. É um software livre, de código fonte aberto, que está sendo adotado por milhares de periódicos no mundo, segundo o PKP (Public Knowledge Project). O Brasil é o maior país/usuário. Por isso a capacitação de editores científicos e de suas equipes de apoio, no uso desse software é muito importante.

A Content Mind está oferecendo esta oficina para editores e equipes de apoio de revistas que já utilizam ou estão interessados no OJS/SEER. Será utilizada a versão 2.4.8, mesmo que as revistas dos participantes estejam em versões anteriores.

OBJETIVOS

  • Capacitar interessados no processo de editoração eletrônica de publicações periódicas pelo sistema OJS/SEER.
  • Capacitar, tirar dúvidas e dar suporte para que publiquem, durante o período da oficina, periódicos eletrônicos em OJS/SEER.
  • Capacitar interessados a atuarem com eficácia, em qualquer um dos papéis do fluxo editorial, da submissão até a publicação de artigos e outros documentos em OJS/SEER.
  • Capacitar profissionais da informação na orientação aos autores, na revisão dos originais e outras funções de suporte aos editores.

 

CARGA HORÁRIA


30hs

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • 1 Periódicos eletrônicos de acesso aberto: conceitos fundamentais Apresentação do Moodle (ambiente EaD) e do OJS/SEER
  • 1.1 Acesso aberto à informação científica
  • 1.2 Apresentação do OJS/SEER
  • 1.3 Funções editoriais no sistema OJS/SEER Módulo
  • 2 Editor gerente e a configuração do Periódico
  • 2.1 Editor-gerente: configurações e ferramentas
  • 2.1.1 Problemas & Soluções 2.2 Editor-gerente: usuários e papéis
  • 2.2.1 Problemas & Soluções Módulo
  • 3 Editor(es) e o fluxo editorial dos originais: da submissão à publicação
  • 3.1 Editor: submissões e edições
  • 3.1.1 Problemas & Soluções
  • 3.2 Fluxo da Submissão
  • 3.2.1 Problemas & Soluções
  • 3.3 Fluxo da Avaliação
  • 3.3.1 Problemas & Soluções
  • 3.4 Fluxo da Edição
  • 3.4.1 Problemas & Soluções
  • 3.5 Fluxo da Publicação
  • 3.5.1 Problemas & Soluções Módulo
  • 4 Autor(es) e a redação dos originais
  • 4.1 Redação para impressão versus redação para a web 2.0
  • 4.2 Periódicos 2.0 Módulo
  • 5 Avaliador(es): critérios para avaliação e normas editoriais
  • 5.1 Critérios de avaliação: como formatar seu formulário
  • 5.2 Normas editoriais para periódicos em OJS/SEER Módulo
  • 6 Diretórios e Indexadores
  • 6.1 Resumo dos conceitos fundamentais. Sugestões de diretórios e indexadores
  • 6.1.1 Problemas & Soluções Módulo
  • 7  Sistemas de avaliação de Periódicos: Qualis, Fator de Impacto (JCR), Scimago, Índice-h e outros
  • 7.1 Resumo dos conceitos fundamentais
  • 7.2 Análise comparativa de periódicos brasileiros bem sucedidos Módulo
  • 8 Implementação do DOI
  • 8.1 DOI: primeiros passos
  • 8.1.1 Problemas & Soluções
  • 8.2 Metodologia para implementação
  • 8.2.1 Problemas & Soluções
  • 8.3 Exportação dos metadados
  • 8.3.1 Problemas & Soluções Módulo
  • 9 Revisão da normalização de originais
  • 9.1 Importância da revisão. O bibliotecário como revisor. Dicas
  • 9.1.1 Problemas & Soluções Módulo
  • 10 Atualizações de versões do OJS/SEER
  • 10.1 Políticas, competências e importância da(s) atualização(ões)

METODOLOGIA

Oficina modular on-line voltada à prática contextualizada na realidade de cada aluno. Cada um poderá otimizar seu(s) próprio(s) periódico(s) durante a oficina, com a supervisão da professora. Juntos poderão fazer um diagnóstico de sua(s) revista(s) visando otimizá-la(s). O aluno deverá utilizar a Revista de Testes da Content Mind para cumprimento das tarefas da oficina, onde poderá praticar todo o processo de aprendizagem do OJS/SEER. A Revista de Testes da Content Mind estará sempre atualizada na última versão estável e o ex-aluno terá acesso por tempo indeterminado.

PÚBLICO ALVO

Editores e/ou corpo editorial de periódicos científicos e equipes de apoio (secretários, bibliotecários, estagiários, bolsistas, técnicos de informática, avaliadores etc.), instituições de ensino, professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia e afins.

Duração do curso

O curso tem carga horária de 30 horas que poderão ser desenvolvidas em até 45 dias corridos, a partir da liberação da senha para o aluno. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana, durante os 45 dias. Os feriados nacionais não serão considerados como dias corridos e serão adicionados ao prazo de 45 dias.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo; Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

AVALIAÇÃO

O curso é 100% on-line. Cada aula conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão pontuando a tabela de avaliação contínua no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

CERTIFICAÇÃO

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente (s) conteúdo programático e data.

PRÉ REQUISITOS

É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível, dentro de seu expediente de trabalho. Para plantões de atendimento síncrono é desejável que tenha conta no Skype , acesso banda larga a partir de computador com webcam e recursos de áudio/vídeo. É desnecessário ter conhecimento prévio de EaD.

 

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 600,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 500,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 500,00

promoção de 50% de desconto encerrada em 15mar2016

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA