Deixe seu Depoimento

[honeypot depoimento]

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!


[honeypot cursos]

close

Pesquisas acadêmicas na web: nível básico

Compartilhe :

Matrículas abertas em fluxo contínuo!
Role e leia todas as informações!
Faça sua autoinscrição e comece este curso ainda hoje!
Orientações para autoinscrição estão no rodapé desta página

Apresentação

Pesquisar literatura técnico-científica na web é uma prática que ainda não está totalmente incorporada à nossa cultura. Efetuar pesquisas acadêmicas na web, tal como fazemos hoje, é uma possibilidade que chegou até nós, brasileiros, há menos de duas décadas. Este aprendizado não fez parte, portanto, da vida acadêmica da geração adulta de hoje, que necessita, sem dúvida alguma, deste conhecimento.

No entanto, saber COMO e ONDE recuperar todo tipo de literatura acadêmica na web é imprescindível, atualmente, tanto para graduandos, pós-graduandos, pesquisadores em geral, bem como para bibliotecários, documentalistas, arquivistas, museólogos etc., enquanto profissionais da informação. As bases de dados on-line, indexadoras dos melhores periódicos eletrônicos, de acesso aberto ou restrito, bibliotecas digitais multidisciplinares ou especializadas, repositórios institucionais e temáticos etc. são ricas fontes de informação a serem exploradas pela pesquisa acadêmica. A diversidade de excelentes fontes digitais de informação cresce rapidamente.

As gerações X, Y e Z, apesar de toda a facilidade que tem com as tecnologias, em se tratando de pesquisa acadêmica não tem tido, na maioria das vezes, o sucesso que esperavam. O imediatismo, uma das características destas gerações, os leva à buscas, não às pesquisas! Pesquisar não é sinônimo de buscar! Pesquisar envolve uma metodologia, a elaboração de um perfil de interesse e de estratégias! O pesquisador precisa conhecer a diversidade de fontes de informação, dos tipos de bases de dados para se decidir, escolher onde pesquisar!

Pela influência que a web exerceu no processo de leitura em tela e, apesar de todas as facilidades das ferramentas de busca que possui, se não tivermos um conhecimento razoável sobre “o quê”, “como” e “onde” pesquisar, poderemos naufragar, ao invés de navegar na web. Poderemos efetuar buscas (search), não pesquisas (research)!

Em se tratando de “pesquisa acadêmica na web”, ainda há, pelo menos, outros três fatores complicadores:

    1. a elaboração de um perfil de interesse do pesquisador, isto é, ter por escrito a estratégia de busca com todas as palavras-chave e seus cruzamentos, em pelo menos duas línguas;
    2. a maneira de se “perguntar” aos sistemas de busca, para que as respostas, os resultados, sejam mais precisos; e
    3. a grande diversidade de fontes, de acesso gratuito ou não, que estão disponíveis em diferentes interfaces de busca, em constantes mudanças, e que recuperam produtos em diferentes formatos.

Por isso nosso curso, na modalidade MOOC,  está dividido em 3 partes, que irão atender a estas 3 necessidades básicas: O QUÊCOMO e ONDE pesquisar?

Ele está formatado para atender às necessidades de alunos de qualquer Curso de Graduação e/ou de Pós-Graduação, de qualquer área do conhecimento.

Bibliotecários de Referência poderão utilizar o material aqui disponibilizado nos cursos de capacitação que ministram aos seus usuários, desde que citem a fonte. Ao terminarem este curso também estarão aptos a elaborarem outros conteúdos a partir dos conceitos aqui explicitados.

Desenvolver satisfatoriamente a pesquisa acadêmica na web é um processo que poderá já ter sido iniciado por você, mas que não deverá ser encerrado, de forma alguma, ao término deste curso! Este aprendizado, pela sua própria natureza, deverá ser continuado ao longo de sua vida. Adquiridos os conceitos que ofereceremos e praticadas as atividades que serão sugeridas, você deverá estar apto a continuar a aprender as futuras inovações que certamente acontecerão nesta área.

Com base em nossa experiência no assunto pesquisa acadêmica na web, podemos afirmar que, por mais que saibamos, sempre haverá alguma novidade a ser aprendida. As inovações nesta área acontecem sistematicamente e em curtos intervalos de tempo. Por isso, ousamos afirmar que, independentemente do nível de seu conhecimento anterior sobre este tema, com certeza este curso será útil para você! Este deverá servir de base para todos os demais que você esteja cursando ou venha a cursar.

Turmas anteriores 

Este curso foi redesenhado por Suelybcs para ser oferecido, na modalidade MOOC, pela Content Mind. No entanto, os conceitos básicos foram ministrados originalmente, por Suelybcs, na FEBAB, tendo sido o primeiro curso on-line daquela organização. Foram 11 turmas assim distribuídas: 2009 (4 turmas), 2010 (3 turmas), 2011 (2 turmas) e 2012 (2 turmas). Foram capacitadas, no período de 4 anos, cerca de 280 pessoas. O curso foi descontinuado em 2013, retornando a ser oferecido, em agosto de 2016, na modalidade MOOC, pela Content Mind.

Bem vindo a bordo! Vamos “navegar” juntos na web durante algum tempo!
Nossa expectativa é que esta “viagem” contribua para que
as suas pesquisas acadêmicas sejam cada vez mais produtivas!
Procuraremos entender melhor o processo de sistematizarmos
O QUÊ vamos pesquisar na web,
ONDE poderá estar a informação que precisamos e
COMO poderemos encontrá-la!

Objetivo

Fornecer aos participantes todos os conceitos fundamentais e a prática orientada que necessitam para que consigam, de forma autônoma, recuperar na web todas as informações e/ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas, especialmente as que estiverem em andamento. Ao final do curso o participante terá condições de diferenciar quais tipos de pesquisas deverão ser atendidas por quais tipos de bases de dados ou fontes de informação.

Público alvo

  • Pesquisadores de qualquer área do conhecimento e de qualquer nível acadêmico (graduandos, pós-graduandos e docentes)
  • Bibliotecários de Referência e outros profissionais que ministram cursos de capacitação de usuários em pesquisas acadêmicas
  • Bibliotecários consurseiros

Duração

Carga horária de 30h para ser desenvolvida no período de 30 dias corridos, a partir da obtenção da senha de cada um dos alunos. Nos cursos on-line e MOOCs da Content Mind o aluno não precisa esperar pela formação de turma para começar. Ao efetuada a sua auto matrícula, cadastra sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas e entre algumas delas são colocados pré-requisitos, para que cada aluno avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso. Caso opte por receber certificado após a última aula, avaliação de aprendizagem e do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado. Para tanto deverá efetuar o pagamento de uma taxa pelo seu certificado.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 1 hora/dia recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

Avaliação

O curso é autoinstrutivo e 100% on-line. O desempenho do aluno é avaliado em cada unidade mediante a participação nas atividades interativas e realização de exercícios. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Caso queira certificação, ao final do curso o aluno realizará uma atividade de fixação abrangendo todo o conteúdo abordado no decorrer do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha efetuado o pagamento de taxa e cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

Certificação

Na modalidade MOOC a certificação é opcional. O curso é gratuito, sem certificação. Caso o aluno deseje receber certificação deverá indicar isso no último link dentro do curso Caso não deseje certificação basta desconsiderar informações de pagamento. O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno, caso tenha efetuado pagamento, após ter feito a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso MOOC, carga horária, docente,  conteúdo programático e data. Consta do certificado um código de certificação digital para validação no site da Content Mind. No campo validação, no rodapé do site, copie/cole este código e confira como funciona > JG1VUOBkzX

Pré-requisitos

É desejável que o aluno matricule-se consciente de que a modalidade de aprendizagem MOOC vai exigir autodisciplina e motivação constante para que consiga concluir o curso com excelente aproveitamento e em tempo hábil.

Instruções para autoinscrição

ex-alunos com senha já cadastrada na content mind:
> esqueceu a senha? digite seu e-mail e clique em esqueci minha senha
> acesso mobile ou computador com sua senha > https://contentmind.net.br
> na lista de cursos escolha “Pesquisas acadêmicas na web: nível básico”
> digite no campo apropriado a chave de autoinscrição: PAWbasico – e clique “inscreva-me”
> seu acesso está liberado! Bom curso! Seu prazo é de 30 dias corridos a partir da autoinscrição

novos alunos sem senha na content mind:
> acesso mobile ou computador para gerar sua senha > https://contentmind.net.br
> clique na opção de “criar uma conta” e depois no link “expandir tudo” – preencha campos
> campo NOME incluir todos os prenomes por extenso e campo SOBRENOME somente o último
> sua senha deverá ter 6 caracteres, contendo pelo menos 1 letra maiúscula e 1 sinal
> vc receberá um e-mail com link para validar sua autoinscrição
> na lista de cursos escolha “Pesquisas acadêmicas na web: nível básico”
> digite no campo apropriado a chave de autoinscrição: PAWbasico – e clique “inscreva-me”
> seu acesso está liberado! Bom curso! Seu prazo é de 30 dias corridos a partir da autoinscrição

DATA


matrículas abertas em fluxo contínuo

CARGA HORÁRIA


30hs

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 O QUÊ PESQUISAR?
1.1 A escrita, a leitura e a pesquisa acadêmica
1.2 Perfil de Interesse
1.3 Dado > Informação > Conhecimento > Sabedoria
2 COMO PESQUISAR?
2.1 Apresentação deste tópico
2.2 Navegar sem naufragar: estratégia de busca
2.3 Operadores booleanos AND OR NOT – e Truncagem * $ ?
2.4 Outros tipos de busca
3 ONDE PESQUISAR?
3.1 Apresentação deste tópico
3.2 Bibliotecas e Pesquisadores Híbridos
3.3 Buscadores e Metabuscadores NÃO acadêmicos
3.4 Buscadores e Metabuscadores acadêmicos
3.5 Bases de dados referenciais
3.6 Bases de dados de fontes
3.7 Bases de dados híbridas > Ligações (links, enlaces) entre as bases de dados

METODOLOGIA

  • Curso autoinstrutivo, para distribuição massiva, na modalidade MOOC
  • Slides disponíveis para serem baixados para reuso, mediante licença Creative Commons CC-BY

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 200,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 150,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 150,00

Este curso é um MOOC > Curso gratuito > O pagamento deverá ser feito apenas por alunos que desejarem certificação > deverão indicar se desejam certificados ao finalizarem o curso, no link apropriado. Cursos MOOC deverão ser pagos sempre em 2 boletos bancários, com datas de vencimento para dia 10 de cada mês. Boletos serão enviados para e-mail do solicitante.

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA