Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

Criando Repositórios Digitais com DSpace

Compartilhe :

Apresentação
O curso percorrerá os conceitos essenciais de um repositório digital a partir da apresentação do DSpace. Exemplos práticos e contextualizados à realidade de cada aluno, padrões de metadados, coleções de documentos, plugins, protocolo de comunicação OAI-PMH com softwares DSpace e com o Omeka, são os principais pontos fortes deste curso.

DSpace é um software livre muito popular mantido pela Fundação Duraspace.org, empenhada em oferecer liderança e inovação no desenvolvimento e implantação de tecnologias que promovam o acesso aberto, de longo prazo e persistente para documentos digitais.

Omeka é um software livre mantido pela George Mason University (EUA) e pelo Centro de História e Novas Mídias Roy Rosenzweig desde 2007. Essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada para criação de repositórios digitais em bibliotecas, museus, arquivos. É de fácil uso, rápida instalação (15 minutos), totalmente customizável e aderente aos padrões tecnológicos de repositórios digitais, como por ex. Dublin Core e outros, interoperabilidade via OAI-PMH, disseminação via RSS, integração com Redes Sociais (Facebook, Twitter e outras), uso de vocabulários controlados e recursos para tags nos itens das coleções, extensibilidade rápida com alguns cliques nas configurações, entre outras características.

Objetivos
Os objetivos do curso são apresentar as ferramentas DSpace e Omeka como recursos para criação de repositórios de documentos digitais, de maneira prática, aplicada e contextualizada, proporcionando ao profissional uma visão comparativa para seu contexto de trabalho.

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO > ENTRAREMOS EM CONTATO

DATA


FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO > ENTRAREMOS EM CONTATO

CARGA HORÁRIA


40h > 8h presenciais (bibliotecários) + 8h presenciais (TI) + 24h on-line (todos)

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1      Introdução aos Repositórios e Bibliotecas Digitais

2      Manifesto da IFLA sobre Bibliotecas Digitais

3      Tecnologias usadas em um Repositório Digital
3.1   Padrão Dublin Core
3.2   Protocolo OAI-PMH e seu valor estratégico
3.3   Aspectos importantes para Gestão das Tecnologias de um repositório
digital

4.     Apresentação do DSpace: conceitos e tecnologias
4.1   Histórico
4.2   Arquitetura do DSpace
4.3   Manutenção da plataforma

5.     Diferenciando o Omeka do DSpace: arquitetura tecnológica,
         casos de uso  e aplicações
5.1   Histórico
5.2   Arquitetura do Omeka
5.3   Manutenção da plataforma

6.     Criando coleções de documentos: prática com DSpace e
         Omeka

7.     Experimentando a interoperabilidade: criação de
         Repositórios Federados e compartilhando coleções na
         Internet
7.1    Criando servidores de metadados para Harvesting
7.2    Criando coleções a partir de Harvesting de metadados de outros
repositórios
7.3    Compartilhando seu repositório digital com o mundo usando o
OAI-PMH

METODOLOGIA

O grande diferencial deste curso é ser semipresencial.  A partir da próxima turma o curso terá 2 encontros presenciais, de 8 horas cada um. O primeiro dia será dedicado aos profissionais de TI e o segundo aos bibliotecários, sem impedimento algum que participantes que assim o desejarem, participem dos 2 dias. Nos 2 encontros presenciais a maior parte do tempo será dedicada ao tira-dúvidas e à prática, de acordo com as necessidades de cada tipo de profissional.  As 8 horas presenciais serão complementadas pelo acesso on-line ao conteúdo programático, tutoriais etc. Estarão disponíveis para serem lidos/baixados assim que o aluno efetuar sua matrícula.  Em até 24 horas suplementares, de dedicação on-line, no horário em que o aluno preferir, será possível concluir todo o programa do curso com sucesso.  A partir do encontro presencial o professor passará a tirar as dúvidas e a responder às perguntas e questões dos alunos postadas em fóruns, via chat ou WebConferências. Dúvidas pontuais de alunos que já estejam desenvolvendo seus próprios repositórios serão atendidas durante todo o curso.

Público-alvo

Profissionais que atuam em Bibliotecas, Centros de Documentação, Arquivos e Museus, ou núcleos informacionais de instituições públicas ou privadas que desejam utilizar programas livres como repositórios digitais.

Certificado

Os certificados serão disponibilizados em ambiente digital com acesso mediante senha pessoal e poderão ser impressos e/ou arquivados em PDF. Constam do certificado a modalidade de curso semipresencial, carga horária, docente, conteúdo programático, data e código para certificação digital. Este certificado é válido para evolução na carreira funcional. O aluno deverá baixar seu próprio Relatório do Moodle para anexar ao seu certificado ao entregá-lo para sua instituição.

Informações adicionais

O encontro presencial da primeira turma de 2013 deste curso foi em São Paulo, no dia 6/abril/2013. A segunda turma se encontrou em Brasília, DF, no dia 2/ago/2013. Ambas as turmas tiveram 8 horas presenciais em laboratório para atividades práticas com as ferramentas DSpace e Omeka. O acesso 24/7 permaneceu aberto até o fim do mês de abril/13, para alunos de São Paulo, e até 31 de agosto/13 para alunos de Brasília. Atendendo sugestões destas turmas, este curso foi reestruturado para 40 hs e com 2 encontros presenciais de turmas separadas, de bibliotecários e de TI.

Novas datas e locais para próximas turmas serão agendados em 2015. Quer sugerir? Entre em contato conosco!

Vagas:  mínimo de 10 e máximo de 40 vagas

Horário:  9:00 às 13:00 – 14:00 às 18:00 – 2 coffee-breaks incluídos.

> Faça sua pré inscrição e entre em contato conosco!
> Para o encontro presencial o aluno terá que levar seu próprio notebook para as atividades práticas
> Sala do curso disponibiliza conexão WI-FI

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante 000
3 ou mais participantes (preço por participante) 000
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) 000

Ex-aluno de qualquer um dos cursos da Content Mind tem, a partir de 2013, um desconto especial nos próximos cursos que vier a fazer! Aproveite e escolha o seu!

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA