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Unidades de Informação na Web 2.0: conceitos, estratégias e práticas

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Apresentação

O curso apresenta conceitos e aplicações das principais ferramentas da web 2.0. Foram selecionadas as que melhor contribuem para a implantação, ou aperfeiçoamento, de produtos e serviços oferecidos por unidades de informação.

A internet se tornou um grande repositório de informação. As redes sociais alcançam milhares de novos usuários em um período de tempo cada vez mais curto. As inúmeras possibilidades de aplicações que existem na web trazem consigo muitas dúvidas e insegurança. Qual ferramenta usar e para qual(is) finalidade(es)? Por onde começar? Quais são os casos de sucesso? Quais parâmetros deverão ser seguidos? Este curso estimula o aluno a quebrar paradigmas, dominar tais ferramentas de modo a inovar e surpreender os clientes com serviços diferenciados e atraentes. As ferramentas da web 2.0 são apresentadas em uma linguagem adequada à real necessidade de aprendizagem dos alunos.

Objetivos

  • Capacitar profissionais da informação no uso adequado das principais ferramentas da web 2.0
  • Auxiliar cada aluno na escolha da(s) ferramenta(s) mais adequada(a) à sua realidade pessoal ou profissional
  • Estimular o uso das ferramentas 2.0 nas interações que ocorrem durante o curso

CARGA HORÁRIA


30h

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Da Web 1.0 para a Web 2.0: novo paradigma

  •  1.1 Conceitos essenciais
  • 1.2 Onde estamos e para onde vamos

2 “Ser 2.0″: quem são os profissionais da informação 2.0

  • 2.1 Características pessoais a serem identificadas/buscadas
  • 2.2 Novas Competências, Habilidades e Atitudes (CHA)
  • 2.3 O profissional da Informação 2.0 diante das oportunidades do mercado de trabalho

3. “SER 2.0″ na prática: criando serviços informacionais 2.0

  • 3.1 Introdução ao conceito de Redes Sociais: colaboração na prática
  • 3.2 Google+: rede social
  • 3.3 Google Docs: edição colaborativa
  • 3.4 Google wiki-site: criando seu próprio site
  • 3.5 Google Reader: agregador de notícias
  • 3.6 Google Blogger: criando seu Blog
  • 3.7 iGoogle:criando sua página inicial
  • 3.8 YouTube, Podcast e Webcast
  • 3.9 Delicious: suas páginas favoritas na web
  • 3.10 Twitter: siga e seja seguido
  • 3.11 Facebook: rede social
  • 3.12 Slideshare: compartilhando apresentações
  • 3.13 Skype: explorando além da comunicação
  • 3.14 Linkedin: rede profissional

4. Casos de Bibliotecas 2.0: praticando colaboração e folksonomia

  • 4.1 Tour pela Web

5. Planejamento estratégico de um projeto Web 2.0: passos essenciais

  • 5.1 Barreiras institucionais: aspectos e impactos culturais/políticos
  • 5.2 Metodologia para planejar suas ações

6. Desafios para o profissional da informação: para onde vamos mesmo?

  • 6.1 Discussão do tema de encerramento do curso

METODOLOGIA

O curso foi planejado para aprofundar o conhecimento sobre algumas das principais ferramentas 2.0, conforme destaque no conteúdo programático. Embora seja oferecido todo o embasamento teórico necessário, o curso privilegia a prática contextualizada à realidade de cada aluno, que terá tempo suficiente para exercitar e fixar os conceitos. O foco será na aplicação de cada uma das ferramentas para a criação de novos produtos e serviços informacionais 2.0.

PÚBLICO ALVO

Profissionais das áreas de Informação e Comunicação: Bibliotecários, Arquivistas, Museólogos, Jornalistas, Advogados e demais profissionais que necessitem aplicar conceitos e estratégias da Web 2.0 para criarem e aprimorarem novos serviços em unidades de informação ou mesmo de forma produtiva para seu uso pessoal  ou profissional.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo.  Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

AVALIAÇÃO

O curso é 100% on-line. Cada aula conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão pontuando a tabela de avaliação contínua no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

CERTIFICAÇÃO

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação final do curso. Constam do certificado a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático e data.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 600,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 500,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) R$ 500,00

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA