Deixe seu Depoimento


Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!



Please leave this field empty.

close

Por uma nova biblioteconomia

Publicado em: 17/09/15

Jorge do Prado convida > Vamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia? Você está convidado a refletir conosco, trazer suas opiniões e exemplos de como podemos acreditar mais em nossos bibliotecários e bibliotecas. O Professor David Lankes, da Universidade de Syracuse nos Estados Unidos, escreveu em 2012 o livro “Expect More: Demanding Better Libraries for Today’s Complex World”. Uma legítima conversa, escrita de maneira bastante convidativa e amigável, sobre como podemos e devemos acreditar no potencial das bibliotecas. O livro foi publicado para acesso gratuito na web.

A playlist de David Lankes no YouTube poderá ser assistida aqui

Em setembro de 2014 o livro começou a ser traduzido por Jorge do Prado, que ao final seria distribuído livremente da mesma forma como vem sendo feito com a edição em Inglês. Entretanto, na 26º edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizada em São Paulo, que teve como palestra de abertura a fala do Prof. Lankes, surgiu a ideia de lançar o livro por capítulos a cada 15 dias. Uma ideia que foi muito bem aceita tanto entre o público do evento, como pelo autor. Combinada no próprio palco do Congresso, por Adriana Ferrari (presidente da FEBAB), professora Elisa Correa (convidada para a mesa-redonda) e Jorge do Prado (relator da palestra).

É neste site que você encontrará estes capítulos e será convidado a desde já conversar conosco. Os capítulos são curtos e muito rápidos de se ler, pois Lankes estabelece uma conversa com o leitor, sem o academicismo de tantas outras obras com as quais nos deparamos. Ao final de cada período, um resumo de nossas conversas será traduzido para o Inglês e enviado para o Professor, para que depois ele também possa transmitir a sua opinião.

Vamos lá? Você está convidado a acreditar mais, MUITO MAIS, em nossas bibliotecas. O primeiro capítulo foi lançado em 1º de setembro de 2015. Boa leitura!

Confira aqui os links dos capítulos já traduzidos para português

Palestra de abertura do CBBD 2015, em São Paulo, com o Prof. David Lankes