Deixe seu Depoimento

Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!


Please leave this field empty.

close

ABEC responsável pelo DOI no Brasil

Publicado em: 09/01/15
É com prazer que anuncio que em 18 de dezembro de 2014, foi formalizado o acordo entre a ABEC, CrossRef e IBICT que irá facilitar o processo para depósito de DOIs (Digital Object Identifier) da produção científica das instituições brasileiras, sejam associadas ou não à ABEC. Neste acordo, a ABEC assume o papel de “Sponsoring entity” e o IBICT o de suporte técnico.
Agora a ABEC é responsável pelo pagamento da anuidade de afiliação ao CrossRef em nome de todas as instituições brasileiras que optarem pela representação, desde que classificadas como instituições ou associações não comerciais e sem fins lucrativos.As instituições permanecerão membros do CrossRef e terão todos seus direitos e deveres mantidos, além disso, o processo de atribuição de DOIs em si, não sofrerá nenhuma alteração. As instituições continuarão atribuindo DOIs às suas publicações de forma independente e usando o prefixo já definido. O pagamento referente aos DOIs atribuídos é a novidade do processo, pois a CrossRef enviará a fatura diretamente para a ABEC, que efetuará o pagamento.
Posteriormente, a ABEC repassará a cobrança para cada instituição com as opções de pagamento no Brasil: boleto bancário, depósito em conta, notas de empenho ou cartão de crédito. Assim, não haverá qualquer necessidade de envio de recursos financeiros ao exterior por parte das instituições representadas pela ABEC.
Importante ressaltar que para a atribuição dos DOIs, é necessário que a instituição seja afiliada ao CrossRef. As instituições que já são afiliadas e que quiserem aderir ao acordo terão que indicar a ABEC como sua representante por meio do termo; “Represented Member Agreement” (solicitar pelo emailconvenios@abecbrasil.org.br, onde todas as condições operacionais estarão detalhadas).
As instituições que não são afiliadas ao CrossRef e quiserem aderir ao acordo, devem solicitar o mesmo termo, que neste caso servirá tanto para fins de afiliação como para representação. Após análise, a solicitação será submetida ao CrossRef, sendo que este poderá aprová-la ou não. Em caso de aprovação serão fornecidos o prefixo e a conta para acesso aos serviços do CrossRef. Assim que a instituição se tornar representada, um e-mail explicativo será enviado informando como contatar o IBICT para suporte técnico.Os custos para atribuição dos DOIs serão os mesmos praticados pelo CrossRef.
Para as instituições associadas à ABEC não será repassada nenhuma taxa adicional. Para as instituições não associadas à ABEC ou em casos de inadimplência com a ABEC (anuidades anteriores) será cobrada uma taxa administrativa.
Maiores informações sobre esses valores poderão ser obtidas pelo e-mail convenios@abecbrasil.org.br.A ABEC se orgulha de, no cumprimento de seu objetivo, oferecer mais este serviço atendendo aos anseios de sua comunidade.
src=http://www.abecbrasil.org.br/images/Assina_sig.gif
Sigmar de Mello Rode
Presidente da ABEC Brasil
ABEC Brasil