Deixe seu Depoimento

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!


close

Cultura digital para profissionais da informação: teoria + práticas

Compartilhe :

Apresentação

Este curso 100% on-line é introdutório para a turma de 2014 do MBA Gestão de Unidades de Informação, da UNICEP, São Carlos, SP. Os interessados deverão entrar em contato diretamente com a UNICEP para efetuarem sua matrícula neste curso.
Neste módulo serão abordados os tópicos básicos sobre a cultura digital que os bons profissionais da informação devem ter. O GPS informacional nos alerta que houve uma mudança de território e, portanto, de roteiro, de caminho, para que o profissional da informação atinja os objetivos pessoais e institucionais. Recalcular, portanto, é preciso! Por quê? Como? Quando? Quais os fatores de risco envolvidos na aderência às novas práticas informacionais? Quais práticas? Qual a importância da cultura digital no desenvolvimento profissional das pessoas que têm a informação como matéria prima? Ênfase no problema da cultura digital e não nas tecnologias propriamente ditas. Das prateleiras às nuvens, quais são as melhores práticas que deveriam fazer parte do cotidiano dos gestores das unidades de informação bem como dos seus colaboradores?

Objetivos do curso

  • Formar uma Roda de Conversa com participantes sobre o tema do curso
  • Praticar algumas tecnologias básicas da cultura digital em discussão
  • Praticar EaD em Moodle, WebConferências em WizIQ, entre outras formas de interação
  • Tirar dúvidas específicas dos participantes do curso, especialmente nas tarefas de diagnóstico

DATA


26abril a 31maio/14 MBA-UNICEP

CARGA HORÁRIA


30h 100% on-line

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Das prateleiras às nuvens
1.1 Aqui estamos! Como chegamos?
1.2 Sem volta
1.3 As webs 1.0 a 4.0: por quê nas nuvens?
1.4 Práticas
1.4.1 Interação mediatizada: GTalk, Skype, Facebook, WhatsApp
1.4.2 Colaboração e compartilhamento: Dropbox, OneDrive, Google Drive
2 Cibercultura
2.1 Eu, eu mesmo e a minha cultura digital
2.2 A necessária e a opcional
2.3 Práticas
Recalculando…
3.1 Diagnóstico das necessidades e possibilidades pessoais e institucionais
3.2 Plano de ação pessoal
3.2.1 Práticas
3.3 Plano de ação institucional
3.3.1 Práticas
4 Conclusão

METODOLOGIA

Disciplina 100% on-line. Aulas serão ministradas em WebConferências pelo sistema Wiziq. [ver aqui como funciona o sistema wiziq] Não são simplesmente videoaulas, sistema em que os alunos somente assistem e depois executam as atividades. Nas webconferências os alunos interagem em tempo real com professora e demais alunos, em chat/texto, áudio ou vídeo, dependendo da infraestrutura do aluno, do seu tipo de conexão.

Com 1MB de conexão o aluno poderá assistir em tempo real ao vídeo e interagir via chat/texto. Com 2MB poderá participar em áudio e de 4-10MB em vídeo. Em todos os casos deverá utilizar fone de ouvido, para áudio também microfone e para vídeo webcam/headset.

Após a webconferência aluno poderá assistir ao vídeo, quantas vezes quiser, para que consiga executar as atividades propostas em cada tópico. O ambiente a ser utilizado para as atividades propostas, controle de presença e avaliação será o Moodle da Content Mind. Desta forma a metodologia está coerente com a proposta da disciplina.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante 000
3 ou mais participantes (preço por participante) 000
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição) 000

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
  • Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA