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Apresentação
Oportunidade imperdível para aprendizagem de como se faz a Gestão de Dados de Pesquisa para os que dispõem de pouco tempo! Este curso, 100% on-line e com tira dúvidas ao vivo, via MEET, atenderá a todos os participantes interessados no tema, de qualquer área do conhecimento! Todos os vídeos ficam disponíveis para serem assistidos pelo celular, computador ou tv.
A Gestão de Dados de Pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI. As instituições de fomento já começaram a exigir, em algumas modalidades de apoio, que as propostas submetidas apresentem um Plano de Gestão de Dados que irá tratar das formas pelas quais o pesquisador responsável pretende gerenciar as informações resultantes de seu trabalho.
Os dados de pesquisa são atualmente o principal insumo informacional para o desenvolvimento de novas pesquisas. As bibliotecas universitárias, enquanto unidades de informação de apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, deverão continuar cumprindo esse papel oferecendo assistência aos pesquisadores no processo de gestão e curadoria de seus dados.
Objetivo
Ao final do curso os participantes deverão compreender as especificidades e a importância da Gestão de Dados de Pesquisa tanto no ambiente pessoal como das bibliotecas científicas, e as exigências em termos gerenciais, tecnológicos e organizacionais para se estruturar uma ecologia de dados voltada para a curadoria, compartilhamento e reuso dos dados em seus ambientes profissionais.
Ementa
Cenários que dão origem à geração, uso e compartilhamento intensivos de dados: eScience, ciência aberta, simulação, big data científico versus cauda longa da ciência; a diversidade do conceito de dados de pesquisa, classificação e fluxos; o compartilhamento e reuso e suas vertentes temporais, disciplinares e setoriais; as especificidades da gestão de dados: preservação, curadoria, arquivamento confiável; plataformas de repositórios de dados: tecnologias, serviços, armazenamento, análise, processamento e visualização de dados; plano de gestão de dados: estrutura e ferramentas; política de gestão de dados: sustentabilidade, licenças, dados sensíveis, aspectos éticos e legais
Público alvo
Bibliotecários na ativa e/ou concurseiros, Arquivistas, Cientistas da Informação e da Computação, Gestores de C&T, Profissionais de Computação, todos que trabalhem com dados ou queiram aprender como organizar dados de pesquisa
Pesquisadores, cientistas e professores universitários que trabalhem com dados e queiram melhorar suas metodologias de trabalho de pesquisa e fazer seus dados de pesquisa renderem novos produtos e, principalmente, aumentarem seus índices de citações
O curso tem o perfil/conteúdo adequado aos profissionais que se interessam pelo tema
Assista vídeo de apresentação deste curso
As vídeo aulas poderão ser legendadas em espanhol ou inglês
1.1.1 Dados de pesquisa: contexto de grande geração de dados
1.1.2 Cauda longa da ciência
1.1.3 Ciência aberta
1.1.4 Humanidades digitais
1.2 Conceituação de dados de pesquisa e identificação de seus tipos
1.2.1 O que é dado de pesquisa?
1.2.2 Uma proposta [arriscada] de taxonomia para dados de pesquisa
1.2.3 Ciclos de vida dos dados de pesquisa
1.2.4 Desafios da gestão de dados de pesquisa
MÓDULO 2: GESTÃO E CURADORIA DE DADOS DE PESQUISA
2.1 Ciclo de vida do dado de pesquisa
2.2 Ciclo de vida da gestão de dados
2.3 Curadoria digital
2.4 Ciclo de vida da curadoria digital de dados de pesquisa
2.5 Preservação digital de dados de pesquisa
MÓDULO 3: DESCREVENDO OS DADOS: COMO TORNAR SEUS DADOS FAIR
3.1 Metadados
3.2 Tornando os dados FAIR
MÓDULO 4: GESTÃO DE DADOS CIENTÍFICOS
4.1 Política de Gestão de dados
4.2 Plano de Gestão de Dados
MÓDULO 5: PLATAFORMA DE GESTÃO DE DADOS: REPOSITÓRIOS E SERVIÇOS DE GESTÃO DE DADOS
5.1 Repositório de dados
5.2 Plataforma de Gestão de Dados
5.3 Serviços de gestão de dados
MÓDULO 6: POR ONDE COMEÇAR?
6.1 Gestão de dados na prática
METODOLOGIA
Utilizamos 3 plataformas 100% online: vídeos no canal YouTube privado da Content Mind, MEET para interação de tira-dúvidas com os professores e Moodle com conteúdo programático, atividades e geração de certificados
Os MEETs são oferecidos para turmas de até 15 participantes em cada MEET e em datas/horários précombinados
Vídeos e Moodle ficarão disponíveis 24h/dia, inclusive fins de semana e feriados, e por até 15 dias após o prazo final do curso para cada participante
Em Moodle o curso está dividido em 6 módulos. Cada módulo contém aulas teóricas expositivas e atividades que poderão ser desenvolvidas a qualquer tempo, no horário de preferência do participante
Os vídeos no YouTube poderão ser legendados em espanhol, inglês ou outros idiomas
Somente os regulamente matriculados terão acesso aos vídeos e ao conteúdo do curso
Imprescindível ter acesso internet rápida, estável, e com acesso liberado ao YouTube
O participante tem permissão para copiar [e/ou imprimir] o conteúdo do curso, clicando com o lado direito do mouse, imprimindo em PDF a tela que desejar.
Duração
Carga horária de 40h para serem cumpridas no período de até 30 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos participantes. Vídeos e Moodle ficam disponíveis, para consulta, por mais 15 dias corridos para cada participante, após o prazo para que gere seu certificado.
Matrículas abertas em fluxo contínuo
Nos cursos online da Content Mind o participante não precisa esperar pela formação de turma para começar. Finalizada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas para que cada participante avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso. Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
O AVA utilizado é o Moodle. Pode ser acessado tanto de computadores como de dispositivos móveis. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com participante e participante com participante. É desejável que o participante dedique-se pelo número mínimo de 40 horas recomendado pelo curso, nos dias e horários que preferir, dentro do período de validade de sua senha. É desnecessário ter conhecimento prévio de Moodle ou de cursos online.
Avaliação
O desempenho do participante será avaliado mediante a realização de exercícios. Para um melhor aprendizado e aproveitamento do curso, o participante poderá realizar cada exercício por um número ilimitado de vezes. Nos casos em que os participantes realizarem um exercício mais de uma vez, será considerada somente a maior nota obtida por ele. Ao término do curso, a nota final do participante será obtida mediante um questionário de autoavaliação. O curso é 100% on-line. O desempenho do participante será avaliado até o final, encerrando pela resposta a um questionário, que terá pontuação automática.
Certificação
O Certificado de participação no curso ficará disponível em Moodle, para ser baixado/impresso. O desempenho do participante será avaliado mediante a realização de exercícios. Para um melhor aprendizado e aproveitamento do curso, o participante poderá realizar cada exercício por um número ilimitado de vezes. Nos casos em que os participantes realizarem um exercício mais de uma vez, será considerada somente a maior nota obtida por ele. Ao término do curso, a nota final do participante será obtida mediante um questionário de autoavaliação. Constam do certificado a modalidade de curso online, carga horária, docentes, conteúdo programático, data de início e fim do curso e nota final. Consta também um código de certificação digital para validação posterior. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o participante que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.
INVESTIMENTO
Inscrição Individual
Valores
1 Participante
R$900,00
3 ou mais participantes (preço por participante)
R$800,00
Ex-alunos (informar curso no formulário de inscrição)
R$800,00
PODERÃO EFETUAR SUAS MATRÍCULAS COM VALOR DE DESCONTO:
> ex-alunos da Content Mind [de qualquer curso]
> Graduandos e Pós-Graduandos, de qualquer área do conhecimento, que comprovem matrícula
> Orientandos dos professores Sayão e Luana [que serão consultados para confirmação]
ACEITAMOS PAGAMENTO PARCELADO EM 3 PIX > CNPJ: 13.389.795/0001-13 < OU > ENVIAREMOS 3 BOLETOS BANCÁRIOS PARA SEU E-MAIL
Nossas Formas de Pagamento
Depósito bancário
Boleto Bancário (até 3x sem juros em data a combinar)
Cartão de crédito em até 3x sem juros (ou até 12x com juros)
Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA
Cursos On-line
Cursos Presencias
Cursos Semipresenciais
Cursos Webconferência
Gestão de Dados de Pesquisa
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Lançamento deste curso em 1/novembro/2022!
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Apresentação
Oportunidade imperdível para aprendizagem de como se faz a Gestão de Dados de Pesquisa para os que dispõem de pouco tempo! Este curso, 100% on-line e com tira dúvidas ao vivo, via MEET, atenderá a todos os participantes interessados no tema, de qualquer área do conhecimento! Todos os vídeos ficam disponíveis para serem assistidos pelo celular, computador ou tv.
A Gestão de Dados de Pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI. As instituições de fomento já começaram a exigir, em algumas modalidades de apoio, que as propostas submetidas apresentem um Plano de Gestão de Dados que irá tratar das formas pelas quais o pesquisador responsável pretende gerenciar as informações resultantes de seu trabalho.
Os dados de pesquisa são atualmente o principal insumo informacional para o desenvolvimento de novas pesquisas. As bibliotecas universitárias, enquanto unidades de informação de apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, deverão continuar cumprindo esse papel oferecendo assistência aos pesquisadores no processo de gestão e curadoria de seus dados.
Objetivo
Ao final do curso os participantes deverão compreender as especificidades e a importância da Gestão de Dados de Pesquisa tanto no ambiente pessoal como das bibliotecas científicas, e as exigências em termos gerenciais, tecnológicos e organizacionais para se estruturar uma ecologia de dados voltada para a curadoria, compartilhamento e reuso dos dados em seus ambientes profissionais.
Ementa
Cenários que dão origem à geração, uso e compartilhamento intensivos de dados: eScience, ciência aberta, simulação, big data científico versus cauda longa da ciência; a diversidade do conceito de dados de pesquisa, classificação e fluxos; o compartilhamento e reuso e suas vertentes temporais, disciplinares e setoriais; as especificidades da gestão de dados: preservação, curadoria, arquivamento confiável; plataformas de repositórios de dados: tecnologias, serviços, armazenamento, análise, processamento e visualização de dados; plano de gestão de dados: estrutura e ferramentas; política de gestão de dados: sustentabilidade, licenças, dados sensíveis, aspectos éticos e legais
Público alvo
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DATA
lançamento em 1/11/22
CARGA HORÁRIA
40h
DOCENTE(S)
Luís Fernando Sayão é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT). Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) onde já exerceu os cargos de: chefe do Centro de Informações Nucleares (CIN); chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DITEC); coordenador-geral de Informática; representante do Brasil no INIS - International Nuclear Information System (AIEA/ONU); coordenador-geral da RRIAN - Red Regional de Información en el Área Nuclear (RRIAN) e membro da Comissão de Ensino da CNEN. Foi conselheiro do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos e do Comitê Técnico-Científico do IBICT. Atualmente coordena o projeto de desenvolvimento tecnológico Infraestrutura de Apoio à Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear; representante da área nuclear no GO FAIR BRASIL e professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Luana Farias Sales é Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Foi Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear e gestora do repositório de dados e Publicações Carpe dIEN. Entre os anos de 2019 e 2021 exerceu o cargo de Coordenadora-Geral de Acesso e Difusão do Arquivo Nacional e também como editora científica da revista Acervo. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Atualmente é Analista em C & T do MCTIC/IBICT e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e coordenadora da Rede GO-FAIR Brasil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1: AFINAL, O QUE É O DADO DE PESQUISA?
1.1 Contextos de geração de dados
1.1.1 Dados de pesquisa: contexto de grande geração de dados
1.1.2 Cauda longa da ciência
1.1.3 Ciência aberta
1.1.4 Humanidades digitais
1.2 Conceituação de dados de pesquisa e identificação de seus tipos
1.2.1 O que é dado de pesquisa?
1.2.2 Uma proposta [arriscada] de taxonomia para dados de pesquisa
1.2.3 Ciclos de vida dos dados de pesquisa
1.2.4 Desafios da gestão de dados de pesquisa
MÓDULO 2: GESTÃO E CURADORIA DE DADOS DE PESQUISA
2.1 Ciclo de vida do dado de pesquisa
2.2 Ciclo de vida da gestão de dados
2.3 Curadoria digital
2.4 Ciclo de vida da curadoria digital de dados de pesquisa
2.5 Preservação digital de dados de pesquisa
MÓDULO 3: DESCREVENDO OS DADOS: COMO TORNAR SEUS DADOS FAIR
3.1 Metadados
3.2 Tornando os dados FAIR
MÓDULO 4: GESTÃO DE DADOS CIENTÍFICOS
4.1 Política de Gestão de dados
4.2 Plano de Gestão de Dados
MÓDULO 5: PLATAFORMA DE GESTÃO DE DADOS: REPOSITÓRIOS E SERVIÇOS DE GESTÃO DE DADOS
5.1 Repositório de dados
5.2 Plataforma de Gestão de Dados
5.3 Serviços de gestão de dados
MÓDULO 6: POR ONDE COMEÇAR?
6.1 Gestão de dados na prática
METODOLOGIA
Duração
Carga horária de 40h para serem cumpridas no período de até 30 dias corridos, a partir do envio da senha para cada um dos participantes. Vídeos e Moodle ficam disponíveis, para consulta, por mais 15 dias corridos para cada participante, após o prazo para que gere seu certificado.
Matrículas abertas em fluxo contínuo
Nos cursos online da Content Mind o participante não precisa esperar pela formação de turma para começar. Finalizada a matrícula, recebe sua senha e passa a acessar o curso imediatamente. Todas as aulas permanecem disponibilizadas para que cada participante avance pelo conteúdo programático de acordo com seu próprio ritmo. Poderá ficar mais tempo nas aulas em que tiver maior dificuldade e passar rapidamente pelas que já tiver conhecimento. Desta forma ele não precisa esperar pela turma para iniciar, prosseguir ou finalizar seu curso. Após a última aula, e a avaliação do curso, basta um clique para baixar e/ou imprimir seu certificado.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
O AVA utilizado é o Moodle. Pode ser acessado tanto de computadores como de dispositivos móveis. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com participante e participante com participante. É desejável que o participante dedique-se pelo número mínimo de 40 horas recomendado pelo curso, nos dias e horários que preferir, dentro do período de validade de sua senha. É desnecessário ter conhecimento prévio de Moodle ou de cursos online.
Avaliação
O desempenho do participante será avaliado mediante a realização de exercícios. Para um melhor aprendizado e aproveitamento do curso, o participante poderá realizar cada exercício por um número ilimitado de vezes. Nos casos em que os participantes realizarem um exercício mais de uma vez, será considerada somente a maior nota obtida por ele. Ao término do curso, a nota final do participante será obtida mediante um questionário de autoavaliação. O curso é 100% on-line. O desempenho do participante será avaliado até o final, encerrando pela resposta a um questionário, que terá pontuação automática.
Certificação
O Certificado de participação no curso ficará disponível em Moodle, para ser baixado/impresso. O desempenho do participante será avaliado mediante a realização de exercícios. Para um melhor aprendizado e aproveitamento do curso, o participante poderá realizar cada exercício por um número ilimitado de vezes. Nos casos em que os participantes realizarem um exercício mais de uma vez, será considerada somente a maior nota obtida por ele. Ao término do curso, a nota final do participante será obtida mediante um questionário de autoavaliação. Constam do certificado a modalidade de curso online, carga horária, docentes, conteúdo programático, data de início e fim do curso e nota final. Consta também um código de certificação digital para validação posterior. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o participante que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.
INVESTIMENTO
PODERÃO EFETUAR SUAS MATRÍCULAS COM VALOR DE DESCONTO:
> ex-alunos da Content Mind [de qualquer curso]
> Graduandos e Pós-Graduandos, de qualquer área do conhecimento, que comprovem matrícula
> Orientandos dos professores Sayão e Luana [que serão consultados para confirmação]
ACEITAMOS PAGAMENTO PARCELADO EM 3 PIX > CNPJ: 13.389.795/0001-13 < OU > ENVIAREMOS 3 BOLETOS BANCÁRIOS PARA SEU E-MAIL
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