Deixe seu Depoimento

Please leave this field empty.

close

Receba notícias sobre novos cursos e conteúdos!


Please leave this field empty.

close

ORCID: passo a passo para obter o seu!

Publicado em: 05/07/15

ORCID para autores from Suelybcs
==================================================

orcid2   ORCID: passo a passo para obter o seu!
   MSc. Suely de Brito Clemente Soares – Content Mind
   [Publicado originalmente como Newsletter da ABEC]

 ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador    digital  persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o  DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. É um código interoperável com outros sistemas ID, o que quer dizer que permite importação/exportação de dados com o ResearcherID, sistema proprietário da Thomson Reuters, por exemplo.

orcid

ORCID em 3 passos:
1) Cadastre-se: preencha o formulário com o maior número possível de dados, copie/cole sua apresentação do CVLattes. Faça uma pesquisa e cadastre seu nome com todas as grafias já utilizadas, tanto nas publicações como nos indexadores. Desta forma todas as variáveis de seu nome serão importadas.
2) Importe e/ou registre toda sua produção: Importe sua produção do ResearcherID, caso tenha, LinkedIn, CrossRef, Scopus etc. A tendência é que um número cada vez maior de indexadores disponibilizem seus registros para serem importados pelo ORCID. Documentos ainda não indexados, em bases de dados que permitem importação automática, poderão ser cadastrados manualmente. No entanto, se a produção científica de uma universidade, no catálogo da biblioteca, tiver o ORCID de cada autor em cada registro, e este catálogo interoperável, ou seja, aberto para importação, todos os autores daquela universidade poderão importar os registros já catalogados pela biblioteca para o ORCID. Por isso é importante o envolvimento da Instituição.
3) Divulgue seu ORCID: A partir de agora inclua seu ORCID completo, hiperlinkado, no final de todas suas referências, da mesma forma que faz com o DOI. Inclua nas submissões que fizer de artigos, de projetos para agências de fomento etc. Para submissões em OJS/SEER o autor já tem um campo específico onde indicar seu ORCID. Inclua no seu VCard, assinatura de e-mail, atualize cadastros pessoais no Departamento, Universidade, Sociedades etc.

qr-code-orcid

Após gerar seu código, o autor poderá obter, na sua área de registro, o seu ORCID em QR-Code (Quick Response Code) para publicá-lo no seu VCard, site, blog, FaceBook etc. O QR-Code é um código de barras bidimensional que, mediante leitura por um dispositivo móvel com câmera, facilita o acesso a sites, textos, localização em espaços georreferenciados, importação dos dados de um contato para agenda do celular etc. Colocar o seu ORCID em QR-Code no seu VCard, site, blog, FaceBook etc. vai facilitar seu leitor a encontrar toda sua produção científica em um único lugar. Quer receber mais citações? Facilite e agilize a vida de seu leitor, aquele que poderá citá-lo em publicações inimagináveis! Otimize sua visibilidade com ORCID em QR-Code!

qr-code-orcid-suelybcs

Saiba+

>>> Oficina ORCID na ESALQ-USP – 17maio2016 

>>> http://www.contentmind.com.br/cursos/oficina-orcid/

>>> ORCID integrado ao Currículo Lattes!
por Eduardo Graziosi Silva [prof. do curso CVLattes]

Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:
1) Acesse seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br
2) Clique no módulo Dados gerais
3) Clique em Identificação
4) Selecione o campo Outras bases bibliográficas
5) Clique em Inserir nova
6) Digite seu número ORCID (apenas os números, por exemplo, 0000-0002- 0682-0881).
7) Clique em Validar ID e, em seguida, clique em Confirmar. Não esqueça de enviar seu currículo para publicação para atualizá-lo!

Lattes ORCID_1

Dentro de instantes aparecerá, na janela que antecede seu currículo completo, o link do seu ORCID.

Lattes ORCID_2

Esperamos que essa mudança seja uma precursora para que, em breve, seja possível importar citações do Scopus e SciELO automaticamente para o Currículo Lattes, como já acontece para a Web of Science via ResearcherID. A interoperabilidade entre sistemas é cada vez mais necessária para otimizar o tempo dos pesquisadores como forma de auxiliá-los na gestão de seus dados pessoais.

Fontes indicadas para consulta
http://orcid.org/
https://en.wikipedia.org/wiki/ORCID
http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/12/15/rg-de-pesquisador/?cat=politica
http://www.researcherid.com/
http://thomsonreuters.com/en.html
http://www.oaacademy.org/blog_what-is-orcid.html?gclid=CKiM0Lzhgs4CFQIGkQodD8gIGA
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR
http://www.tecmundo.com.br/qr-code/42599-como-criar-um-qr-code.htm
https://qrcode.kaywa.com/
http://br.qr-code-generator.com/
http://e-lemento.com/gerador-qr-code
http://www.seomeu.com/qrcodes/
http://www.invertexto.com/qrcode